O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, terá o pátio de aviões ampliado de 30 mil para 50 mil metros quadrados de área para circulação de aviões. Nesta terça-feira (5), autoridades assinaram a ordem de serviço da obra que faz parte do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo
Com o novo pátio, o Afonso Pena ganhará nove novas posições de estacionamento, totalizando 14 no fim da obra, prevista para ser entregue no dia 28 de junho do ano que vem. De acordo com o superintendente do Aeroporto Afonso Pena, Antonio Pallu, a obra vai suprir a demanda de movimentação do aeroporto, que atualmente opera com 5.500 pousos e decolagens por mês. "É uma demanda antiga que vai facilitar a movimentação de aeronaves", diz.
Segundo Pallu, a obra - orçada em R$23 milhões - não vai prejudicar a operação do aeroporto. "O canteiro de obras será montado na lateral do pátio existente hoje. Vamos trabalhar para que ela cause o mínimo de impacto na operação. A movimentação das aeronaves não será impactada", afirma.
Recapeamento e troca de iluminação
Outras duas obras, previstas para setembro, devem causar impacto na operação do Afonso Pena: a substituição das luzes do eixo da pista, que guiam os pilotos nos pousos e decolagens, e o recapeamento completo da pista principal.
Outras duas obras, previstas para setembro, devem causar impacto na operação do Afonso Pena: a substituição das luzes do eixo da pista, que guiam os pilotos nos pousos e decolagens, e o recapeamento completo da pista principal.
De acordo com informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), quando as obras começarem, a pista ficará fechada de segunda a quinta-feira, das 23 às 6 horas, no período de seis meses. Neste período, operam quatro voos comerciais e seis de carga.
Para agilizar os trabalhos, também existe a possibilidade de fechar no sábado às 14 horas e reabrir no domingo ao meio-dia. Caso isso aconteça, no mínimo, 25 voos domésticos serão afetados. "Vamos nos reunir com as empresas aéreas para conversar sobre a recolocação ou cancelamento de alguns destes voos", explica.
Orçadas em R$ 19,3 milhões, a licitação destas obras estão na fase de análise dos preços e dois consórcios estão na disputa. A obra inclui a instalação de 627 luminárias, implantação de infraestrutura de dutos e bases metálicas para luminárias embutidas, pavimentação da pista, sinalização luminosa, sinalização horizontal e sinalização vertical. Serão 12 meses de obras, que também estão previstas no PAC da Copa do Mundo.
Fonte: Gazeta do Povo
0 comentários:
Postar um comentário