Teresinha e Afonso fizeram da árvore símbolo do Paraná uma fonte de renda.
Há 27 anos Teresinha e Afonso compraram uma chácara no bairro Roça Velha, onde já existiam algumas araucárias. Eles plantaram mais pinheiros e também árvores de outras espécies, para tirarem delas o sustento. Devido a uma doença irreversível nos olhos, Teresinha perdeu grande parte de sua visão, o que dificultou que continuasse trabalhando como costureira. Mas o talento manual e a força de vontade não deixaram ela desistir de criar: começou a fazer artesanato com o pinhão, a palha de milho, a taboa e outras variedades.
Logo que o casal chegou na chácara, Teresinha inventou um batedor de pinhão - uma estrutura produzida com o tronco da árvore, constituída por um recipiente e um “martelo” de madeira para diminuir a sujeira feita na hora de tirar a casca da semente. Ela também confeccionava flores com as cascas do pinhão. Quando a vista começou a piorar, a ex-costureira participou de oficinas promovidas pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo em parceria com a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef), e aprendeu diversas técnicas de artesanato com o pinhão, a pinha e o tronco da árvore. Ela faz quadros, porta-retratos, arranjos, presépios e vários itens de decoração.
“Tudo o que eu sei de artesanato rural e natural aprendi com os cursos ofertados pela Prefeitura. Aprendi e agora ensino aos outros também”, conta a artesã. Ela já participou de várias oficinas como professora, em locais como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e no município de Tijucas do Sul.
Outro talento de Teresinha é a culinária. Além do tradicional pinhão cozido ou assado, que já é delicioso por si só, ela aprendeu nas oficinas da Prefeitura a preparar outros pratos com a semente da araucária. Paçoca, massa de pizza e biscoito são algumas das iguarias que Teresinha prepara que levam o pinhão como ingrediente.
A Prefeitura de São José dos Pinhais auxilia na comercialização dos produtos feitos por Teresinha, através da exposição nas feiras tradicionais da cidade. Na Casa do Papai Noel, por exemplo, tradicional evento natalino do município, ela vendeu mais de 300 pacotes de biscoito de pinhão, que foram etiquetados pela Secretaria Municipal de Agricultura.
O casal foi também o primeiro a receber as mudas do projeto Quero Plantar, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura junto com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O projeto tem como objetivo preservar a árvore símbolo do Paraná, através da doação de mudas de araucárias a produtores e proprietários de áreas onde haja espaço para plantá-las.
Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais



0 comentários:
Postar um comentário