Publicidade

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Curso ensina higiene e segurança na manipulação de alimentos

Quando o objetivo é evitar a contaminação e a proliferação de microorganismos que podem transmitir doenças através da ingestão, cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos, antes e durante o preparo dos alimentos, faz toda a diferença.



O secretário de Trabalho e Emprego Adilson Stuzata agradece a participação de todas as mulheres e destaca a importância de parcerias


Para reforçar essas ideias, 25 mulheres do bairro Borda do Campo participaram do curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos oferecido pela Prefeitura São José dos Pinhais. O curso, realizado em parceria pelas secretarias de Trabalho e Emprego e de Meio Ambiente, foi encerrado nesta quinta-feira (21).


Durante o curso as mulheres receberam informações importantes sobre como manusear corretamente os alimentos durante sua preparação, e como conservá-los para que não haja contaminação. “Ao reaquecer o alimento, depois de congelado é necessário ferver por alguns minutos para esterilizar novamente”, exemplifica a professora Waldinez Stanula Nogueira.


Débora Araújo revela que o conteúdo aprendido será útil no dia-a-dia


Evitar o contato com animais, retirar anéis e outros acessórios durante o preparo e manuseio dos alimentos também fizeram parte do conteúdo enfatizado durante as aulas. Outro assunto de grande relevância foi a importância de estar com os cabelos sempre presos e cobertos.
Débora Cristina Araújo, que é uma das mães sociais no Lar Mãe Maria e adora cozinhar, foi uma das participantes do curso e revelou que o conteúdo será muito útil no seu dia-a-dia. “Antes de fazer o curso usava uma mesma tábua para cortar carne, verduras e legumes. Agora eu aprendi que não é correto, pois pode haver contaminação”, destaca ela, que cuida de 10 adolescentes.
 

A dona de casa Marli F. Baptista participou do curso e disse que terá que fazer uma mudança geral


A dona de casa Marli Ferreira Baptista também participou e contou que terá que fazer uma mudança geral. “Acreditava que estava acertando. Mas estou fazendo tudo errado em casa. Gostei muito do que aprendi e vou participar dos outros cursos”, afirmou ela, que expressou a vontade de participar de uma cooperativa.


Já a professora Lindamar C. de Souza elogiou o conteúdo do curso e destacou a importância de divulgar mais para a população. “O curso foi muito bom. Mais pessoas devem participar. Tudo o que escutei aqui será válido e muito útil”, disse.



Para a professora Lindamar C. de Souza mais pessoas devem participar


Esta edição aconteceu em parceria com o Lar Mãe Maria, localizado na região da Borda do Campo. A instituição que atende 28 crianças e adolescentes disponibilizou o espaço para a realização das atividades e colaborou com a mobilização da comunidade. Já a Prefeitura contratou profissionais do SENAC para ministrar as aulas.


"Nós temos a estrutura, mas não dispomos de recursos financeiros para a contratação de profissionais para ministrar os cursos, por isso a importância da parceira com a Prefeitura”, destacou a coordenadora do Lar Mãe Maria, irmã  Luzia Francisco dos Santos.



 
Curso é ministrado por profissionais do SENAC


O Secretário do Trabalho e Emprego, Adilson Stuzata agradeceu o empenho e a participação de todas as mulheres que participaram deste curso e destacou a importância de realizar novas parcerias. “Através de parcerias, sejam com associações de moradores, igrejas, instituições como o Lar Mãe Maria, dentre outras é possível realizar diversos cursos como esse, levando para a comunidade a possibilidade de gerar renda e fomentar o desenvolvimento”, destacou Stuzata.


A realização do curso faz parte do programa Economia Solidária, que busca conhecer os principais interesses de cada localidade, contribuindo com a geração de renda dessas pessoas. Além de incentivar a comunidade para formar um grupo de trabalho.



A coordenadora do Lar Mãe Maria, irmã Luzia Francisco dos Santos. Ao fundo o local onde será ministrado o próximo curso de pães e bolachas



Na próxima segunda-feira (25) a qualificação dessas mulheres e de outras pessoas que tiverem interesse terá continuidade. A Prefeitura dará início ao curso de preparo de pães e bolachas. Com uma carga horária de 21 horas, as aulas também acontecerão nas dependências do Lar Mãe Maria. Mais informações pelo telefone (41) 3283-6800. 


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: João Fernandes 

0 comentários:

Postar um comentário