Publicidade

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Encenações de obras de Jorge Amado reúnem 2 mil em São José dos Pinhais


 Apresentação da peça Gato Malhado e Andorinha Sinhá


Apresentações de peças teatrais, baseadas na obra de Jorge Amado, ao ar livre e tendo um caminhão como palco divertiram a população e marcaram a volta às aulas de centenas de alunos de escolas municipais e estaduais em São José dos Pinhais. Uma parceria com a Prefeitura possibilitou a vinda do projeto “Um Caminhão para Jorge Amado”, que fez as primeiras presentações da peça Gato Malhado e Andorinha Sinhá e Capitães da Areia para mais de duas mil pessoas nesta terça-feira (26), durante três apresentações (uma de manhã, uma de tarde e outra à noite), que serão reapresentadas nesta quarta (27) e no domingo (31), em diferentes locais.


 Lisandro César Vieira, da Divisão de Dramaturgia e Música da Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, explica que a escolha das localidades em que as peças estão sendo apresentadas (Posto de Saúde Riacho Doce, nesta quarta, Colégio Estadual Unidade Pólo, na quinta, e Parque São José dos Pinhais, no domingo) teve como objetivo proporcionar acesso a uma população que demanda pela oferta de mais cultura. “Nos dois primeiros dias, o Grupo de Teatro de São José dos Pinhais também apresenta os espetáculos Estrelas e O Papagaio da Cara Roxa”, destaca.


 A coordenadora do projeto, Flávia Nascimento, explica que a Companhia Siderúrgica Nacional, de Volta Redonda (RJ), é patrocinadora do projeto através da Lei Rouanet. Ela conta que a idéia começou a partir da iniciativa de um grupo de artistas - alguns amadores, outros já experientes - que para sobreviver trabalhavam no serviço que aparecesse. 


Atriz, no papel de narradora anúncia a trama do espetáculo


  “Foi a partir daí que alguns atores resolveram botar o pé na estrada, após termos aprovado o projeto que possibilitou utilizarmos um caminhão como morada e palco”, comenta Flávia. O grupo de treze atores percorre os Estados brasileiros, encenando as obras de Jorge Amado nos diversos municípios por onde passam, desde agosto do ano passado.


 Fábio Lacerda, um dos atores, disse que proporcionar acesso à cultura a pessoas que por diversos motivos se encontram mais distantes dessa prática faz valer todo o empenho em passar tanto tempo fora de casa. “Essa parte, da gente poder levar cultura, conhecimento a essas pessoas, é muito bonita”, salienta.


 Os atores destacam ainda que o objetivo é mostrar que, da mesma forma que eles improvisam, montando palco e cada um fazendo a própria maquiagem, também é possível aproveitar materiais recicláveis e desenvolver cenários e figurinos, transformando objetos descartáveis em arte e cultura. 


Alguns alunos esperavam com grande ansiedade pelo início do espetáculo. Tainara, Daiane e Lucas disseram que já viram peças de teatro no parque e também na escola, mas nunca tinham visto uma apresentação tão grande. “Eles ficam mais interessados em desenvolver até os trabalhos escolares, quando veem algo agradável e bonito. Enriquecem a imaginação e sentimos os resultados em sala”, disse a professora Karine Matos Martins, da Escola Municipal Cleonice Braga.


Alunos de escolas municipais de SJP, assistem à peça tatral da obra de Jorge Amado


 Antes de desembarcar no Paraná, o projeto Um Caminhão para Jorge Amado realizou apresentações em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Estado, além de São José dos Pinhais, Colombo (28 e 29), Araucária (1º) e Curitiba (2 e 3) também receberão o caminhão itinerante.


 Serviço:
 Dia 31/07 – Parque São José dos Pinhais, Avenida das Torres, Gato Malhado e Andorinha Sinhá às 10h


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais 
Fotos: João Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário