Publicidade

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Órgão coordena combate a zoonoses em São José dos Pinhais

Em São José dos Pinhais, um órgão funciona permanentemente para combater doenças transmitidas por animais ao homem. Para confirmar ou não os casos de dessas doenças e avaliar o perigo de proliferação, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) faz análises laboratoriais de amostras encaminhadas pelos agentes coletores da Saúde, que também estão em constante vigília.


Dentre as diversas doenças monitoradas pelo CCZ estão a raiva, que pode ser transmitida por animais, sobretudo por caninos e felinos (uma vez que esses animais domésticos têm um contato mais próximo com os humanos), leptospirose, que pode ser transmitida por roedores e insetos, e a dengue, cuja transmissão ocorre através do mosquito Aedes aegypti (em países da África e da Ásia, outro mosquito semelhante e encontrado aqui, o Aedes albopictus também é transmissor, e por isso o controle é feito para os dois).



Fernanda Fonseca, coordenadora do CCZ

Em relação à prevenção à raiva, o CCZ - departamento ligado à Secretaria Municipal de Saúde e também ao Meio Ambiente - atua recolhendo cães abandonados que apresentem suspeita de agressividade caracterizada pela doença. “Muitas vezes o cão se mostra bravo porque está em defesa de um território que considera como seu. Daí não é o caso”, explica Fernanda Fonseca, coordenadora do CCZ. Ela comenta que muita gente liga para lá perguntando se ali fica o canil, onde podem ser levados cães indesejados. “Pelo contrário, aqui a gente faz doação dos cães ou gatos que constatamos estarem livres da raiva, mas que apresentavam uma agressividade por outro motivo e foram tratados”, completa Fernanda. Instruções para adotar e fotos dos cães para adoção podem ser vistas no site: www.sjp.pr.gov.br/ccz.



Quanto aos animais de grande porte, como bovinos e equinos, e demais rebanhos agropecuários, a orientação para a vacinação preventiva à raiva é feita pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Ainda sobre cães e gatos, o CCZ também oferece o serviço da castração, para evitar a reprodução indesejada, após o cadastro junto à Secretaria do Meio Ambiente, realização de curso sobre posse responsável e agendamento prévio.




Cão tratado e disponível para adoção

Sobre prevenção e controle da leptospirose, transmitida por roedores (principalmente pela urina de ratos) o CCZ realiza dois tipos de ação. O primeiro é o controle biológico, por meio da limpeza da área, quase sempre com montes de  entulhos e resíduos de alimentos, oferecendo abrigo e comida aos animais. Segundo a coordenadora do CCZ, na maioria das vezes essa limpeza já resulta na evasão dos roedores. E, quando, mesmo com a limpeza, esses animais permanecem, só então é feito o controle químico, utilizando veneno.

Existem outros transmissores de zoonoses, os chamados animais sinantrópicos (traças, baratas, pulgas, etc.). Mas nestes casos, quando detectados em quantidade que necessite da intervenção do poder público, a situação é encaminhada à Secretaria Estadual de Saúde.


Já sobre o controle da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, Fernanda alerta para a necessidade de uma constante vigília por parte da população. “Percebemos que as pessoas se preocupam, cuidam mais, durante o verão. Esse comportamento precisa mudar, pois já nesse inverno nossa equipe coletou 10 larvas do mosquito em um só local, o que é uma grande quantidade. Isso mostra que o transmissor está se adaptando e que no inverno também há riscos”, enfatiza Fernanda.


ServiçoO CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) fica na Rua José Nogueira, 406 – Jd. São Francisco / Costeira. Mais informações pelo telefone (41) 3384-1228.

Fotos: João Fernandes
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário