Lançamento de obras reúne mais de 90 pessoas no museu da cidade
O Museu Atílio Rocco, em São José dos Pinhais, foi palco nesta segunda-feira (25), Dia Nacional do Escritor, do lançamento de cinco obras de diferentes autores locais, seguido de noite de autógrafos. O evento organizado pela Secretaria de Cultura contou ainda com a apresentação do músico Oza Ventura.
Para o secretário de Cultura, Christian Bundt, esse tipo de encontro é uma maneira positiva de difundir e valorizar a literatura realizada por pessoas do município. “Nesta noite temos uma variação enorme de obras que devem ser valorizadas e disseminadas”, destaca.
Entre os lançamentos dos autores Sérgio Francisco Pichorim, Emerson Corso, Dalton Luiz Gandin, Aline Negosseki Teixeira e Margareth Poli Pereira, obras que reúnem poesias, prosas, romance e haicais (uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade), além de um manual de acentuação gráfica, com explicações úteis que ajudarão o usuário a entender como se dá o processo de acentuação.
Da esquerda para a direita, Emerson Corso, Margareth Poli Pereira, secretário de Cultura Christian Bundt, Aline Negosseki Teixeira, Dalton Luiz Gandin e Sérgio Francisco Pichorim
Três dos cinco autores que participaram da noite de autógrafos já foram finalistas do concurso Leopoldo Scherner de Literatura promovido pela Secretaria de Cultura. Para a chefe da biblioteca pública Lucimeri Nogueira, São José dos Pinhais está revelando novos talentos e valorizando a produção literária local.
“Não me considero escritor, nem poeta. Sou apenas uma pessoa que gosta de haicai”, comenta Sérgio Francisco Pichorim, autor do livro “Luar de Abril”, sua terceira obra publica. “Quando lancei minha primeira obra não sabia desta oportunidade. Ela é um grande incentivo para os novos escritores”, diz ele, sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura.
Margareth Poli Pereira, mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná e professora de língua portuguesa há mais de 20 anos, revela como teve a iniciativa de produzir o Manual de Acentuação Gráfica. “A cada ano, quando iniciava as explicações sobre acentuação gráfica, percebia que meus alunos tinham sempre as mesmas dúvidas. Então resolvi publicar um manual com dicas que considero importante”.
Autores participam de noite de autógrafos organizada pela Secretaria de CulturaAlém disso, a autora comenta que está fascinada pela organização do evento e que sua obra já está sendo utilizada por professores. “A grande maioria dos meus alunos, do curso de Pedagogia, já atuam em sala de aula. Elas contam que estão fazendo uso do manual com seus alunos”, comemora.
Já o professor de história e filosofia Dalton Luiz Gandin, autor da obra “Curta Poesia”, na qual fez uma dedicação póstuma ao escritor e poeta Leopoldo Scherner, conta que começou a escrever da década de 70. “No início não era bom. Depois que comecei a ler obras de Paulo Leminski, por exemplo, essa realidade mudou”, destaca ele, ao valorizar a importância da leitura. Gandin diz que a literatura é também um patrimônio da cidade.
“Momentos Poéticos”, obra do professor Emerson Corso reúne uma seleção de poesias e prosas feitas ao longo de sua vida. Ele conta que sua segunda publicação está em fase final. “Será uma obra de contos e crônicas”, revela.
Aline Negosseki foi uma das escritoras que participou do evento e lançou seu segundo romance
“Antes mesmo de saber ler e escrever já me interessava por literatura”, afirma a pedagoga e autora do romance contemporâneo “Por Falar em Disputa”, Aline Negosseki Teixeira. Segundo ela o trabalho dos novos escritores é muito difícil e o apoio que a Prefeitura vem proporcionando é essencial. “A equipe da Cultura não faz apenas a obrigação. Eles vão atrás. Fazem acontecer”, elogia.
Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário