Publicidade

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Academia do Guatupê poderá ser incorporada à Unespar

A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) poderá ser incorporada à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), instituição em fase de implantação, que reunirá as sete faculdades estaduais paranaenses. A proposta foi discutida esta semana durante reunião entre o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, o comandante-geral da Polícia Militar, tenente-coronel Marcos Teodoro Scheremeta, e o comandante da APMG, major João de Paula Carneiro Filho. 

Segundo Scheremeta, a incorporação da academia seria uma forma de fazer com que o ensino ofertado pela PM ganhe maior valorização. “É um curso muito concorrido, com média de 1350 horas/aula por ano e que conta com alunos de todas as regiões do país. Nosso objetivo é qualificar e valorizar ainda mais esse curso”, afirmou. Atualmente, os oficiais formados no curso de segurança pública da APMG recebem certificação equivalente a um curso superior. Com a academia incorporada à universidade, os alunos receberiam titulação de bacharelado na área escolhida, “Seria algo inédito no Brasil”, lembra o comandante. De acordo com o secretário Alípio, para que a academia seja inserida na universidade como mais um campus, as secretarias de Ensino Superior e de Segurança Pública deverão trabalhar em conjunto. Ele determinou a criação de um núcleo para avaliar e desenvolver a proposta. 


ACADEMIA – A Academia do Guatupê tem sede em São José dos Pinhais e conta com laboratórios e outros espaços para treinamento de policiais com as mais modernas técnicas. Oferece cursos de preparação e de pós-graduação em segurança pública para diversos estados. Recentemente comemorou 40 anos de atuação no Paraná.

UNESPAR – A Unespar foi criada pela Lei Estadual 13.283, de 25 de outubro de 2001, e será implantada no governo Beto Richa. Ela irá agregar sete faculdades estaduais: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv). Juntas, as instituições contam com mais de 600 professores e 12 mil alunos, em 59 cursos de graduação e 24 de especialização. De acordo com o vice-reitor pro tempore da Unespar, Marco Aurélio Visintin, a incorporação da academia à Unespar deve ser feita respeitando a autonomia acadêmica e financeira que a APMG hoje possui.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

0 comentários:

Postar um comentário