Publicidade

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Alunos da rede pública aprendem cultura afro-brasileira em oficina

 Alunos da Rede Pública aprendem cultura afro-brasileira

A Prefeitura de São José dos Pinhais promove até esta sexta-feira (19) nos períodos da tarde e noite uma oficina sobre a cultura afro-brasileira na Escola de Linguagens Culturais, no centro da cidade. As turmas da oficina Kizomba (Na Roda da Cultura), iniciada na última quarta, estão participando ativamente e os professores se dizem muito satisfeitos pela iniciativa da Secretaria da Cultura, que dá a oportunidade aos alunos de aprenderem sobre as suas próprias origens e cultura.
Kunta Kuntê - mestre de Capoiera 

“É uma motivação muito grande, um incentivo para que se interessem por cultura e pela história. Assim as crianças e adolescentes são levados a refletir sobre suas referências.”, destaca o mestre de capoeira e presidente do Centro de Cultura Afro-Brasileira (CECAB) de São José dos Pinhais, Kunta Kuntê. O CECAB é uma das instituições contempladas com o Projeto Ponto de Cultura, que receberão incentivo financeiro para executar os projetos culturais que inscreverem em programa de parceria da Prefeitura com o Ministério da Cultura.

As atividades das oficinas são dirigidas a alunos da rede pública e demais interessados, com objetivo de divulgar e valorizar as influências africanas e afro-brasileiras em toda a cultura nacional, com ênfase na cultura contemporânea, incluindo a música, as artes cênicas, a literatura e a culinária. “Desde a primeira turma da oficina, os alunos se mostraram interessados e com facilidade para assimilar os conteúdos que trabalham o desenvolvimento e a compreensão da musicalidade de ritmos afros”, afirma Lisandro César Vieira, chefe da Divisão de Artes Plásticas e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura.

Entre os ritmos trabalhados estão o lundu, dança brasileira criada a partir dos batuques dos escravos bantos trazidos de Angola, e o coco, dança de roda acompanhada de cantorias, oriunda do Nordeste brasileiro, com influências indígenas e africanas. “O mais interessante é que além da música, os oficineiros usam como pano de fundo os aspectos históricos do Brasil e de suas próprias origens. Nosso objetivo também é mostrar que na história, inclusive de São José dos pinhais, a cultura afro foi e é muito presente. E ainda para que saibam compreender e dar voz aos nossos atores que mantêm essa cultura viva”, observa Vieira.
As oficinas são ministradas por representantes da Companhia de Dança e Música Afro Kundumbelê de Guarapuava e do grupo musical Trio Curucaca.

ServiçoOficina Kizomba (Na Roda com a Cultura Afro)
Data: 17 a 19 de agosto
Horário: Dia 17 só na parte da tarde e os demais dias, tarde e noite
Local: Escola de Linguagens Culturais
Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 3136 – Centro de São José dos Pinhais
Mais informações: 3381-5914 ou 3381-5910.

Fotos: João Fernandes 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário