A Prefeitura de São José dos Pinhais, através das secretarias de Cultura e Educação, promove na Biblioteca Municipal a “Hora do Conto”, sessões de contação de histórias que estimulam nos alunos de instituições de ensino do município o gosto pela leitura. Cerca de 50 crianças participam de cada sessão.
As sessões acontecem às segundas e sextas-feiras pela manhã, às 9h30 e à tarde, a partir das 14h. “Além de participarem da “Hora do Conto” os alunos, acompanhados por uma monitora, visitam todos os setores da Biblioteca. Ao final da sessão, as crianças manuseiam livros infantis. O objetivo é incentivar nas crianças o hábito da leitura, bem como estimular o contato delas com a literatura”, destaca a chefe da Biblioteca Pública Sharffenberg de Quadros, Lucimeri Nogueira.
Para participar das sessões é necessário fazer o agendamento. Foi o que fez a Escola Municipal Professora Maria de Rocco Persegona, do Jardim Santana, que trouxe alunos do segundo ano para participar nesta segunda-feira (1º) da primeira sessão da “Hora do Conto” realizada após as férias escolares.
A cada sessão, cerca de 50 alunos se reúnem para ouvir histórias na Biblioteca
Desta vez, os alunos acompanharam a história “O Bruxo e o Caldeirão Saltitante”, que faz parte do livro Os Contos de Bedlee, o Bardo, de J.K. Rowling, mesma autora da saga Harry Potter. O conto fala sobre um bondoso bruxo que utilizava seus poderes para ajudar seus vizinhos e viajantes que batiam à sua porta em busca de soluções para seus problemas e que deixou todos os seus pertences como herança para seu único filho, um rapaz amargo e egoísta.
Para interagir com as crianças, a contadora de histórias Caroline Marzani fez uso do teatro de sombras e de artifícios como brincadeiras e o uso de adereços. “Uma sessão é diferente da outra. Adaptamos de acordo com a idade do público”, explica.
As histórias são contadas por professoras de teatro da Escola de Linguagens Culturais, da Secretaria de Cultura. “A maioria das histórias são narrativas inspiradas em obras que possuem referência ao teatro, como o musical infantil Os Saltimbancos, que possui versão em português de Chico Buarque, e Sonho de uma Noite de Verão, de Willian Shakespeare”, explicam as contadoras Paola Kulik e Caroline Marzani.
"Achei bem legal a história" - Angélica de Oliveira Pereira
A professora Angélica Borges aprovou a iniciativa da Prefeitura. “É um programa muito interessante, principalmente para essas crianças que estão na fase de alfabetização”, disse ela, que todo dia leva uma história diferente para a sala de aula. “A Hora do Conto é também uma maneira das crianças entenderem que não é só o professor que conta histórias, e que existem bibliotecas fora da escola”, destaca.
As instituições de ensino interessadas em trazer seus alunos para participar da “Hora do Conto” devem entrar em contato pelo telefone 41. 3381-5845.
A professora Angélica Borges, da Esc. Mun. Prof.ª Maria de Rocco Persegona, sabe da importância do contato com os livros e todo dia leva uma história diferente para seus alunos
SERVIÇOHora do Conto (contação de histórias)
Data: Todas as segundas e sextas-feiras, às 9h30 e 14h (com agendamento)
Local: Biblioteca Pública Sharffenberg de Quadros
Praça 8 de janeiro, 120 – Centro
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: João Fernandes
0 comentários:
Postar um comentário