Publicidade

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Informatização da gestão já alcança 60 unidades de ensino em SJP

De acordo com a secretária de educação Tânia Galvão, o sistema será um instrumento de gestão escolar  

Sessenta unidades da rede pública de ensino de São José dos Pinhais já começaram a utilizar o sistema de gestão informatizada, que permite a comunicação em tempo real entre as instituições e a Secretaria de Educação.

De acordo com a secretária de educação Tânia Galvão, o sistema será um instrumento de gestão escolar. “Diretores, professores, pedagogos e secretários das unidades de ensino poderão acessar dados sobre a sua instituição com rapidez e comodidade. Além disso, atividades administrativas, como as realizadas nas secretarias escolares, e que hoje são efetuadas manualmente, poderão ser substituídas por outros mecanismos, diminuindo o uso de papéis”, destaca.

O sistema permitirá também que a Secretaria de Educação obtenha dados cadastrais de todas as unidades em tempo real, contribuindo com o desenvolvimento do trabalho e o avanço da educação no município.

Dados sobre o número exato de alunos matriculados em cada turma de uma determinada instituição; quantos professores estão lotados em outra; número de vagas disponíveis; metragem correta de cada uma das 97 unidades da rede; ou então, dados estatísticos e/ou de comparação, entre muitas outras informações, poderão ser acessadas de imediato, garantido assim mais qualidade nos serviços prestados à população.Para a diretora da Escola Municipal Santa Rita, Regina Lorenço, o sistema irá otimizar os processos administrativos e proporcionar ainda mais organização e ganho de tempo no trabalho 

Na Escola Municipal Santa Rita, localizada na Cidade Jardim, por exemplo, vários módulos do sistema já estão operando on-line. Além disso, a frequência diária dos servidores deixou de ser computada manualmente e passou a ser realizada por meio de um terminal biométrico (ponto eletrônico).

Para a diretora da escola, Regina Sueli Lorenço, essa facilidade na troca de informações entre as escolas e a Secretaria de Educação irá otimizar os processos administrativos e proporcionar ainda mais organização e ganho de tempo no trabalho. “Hoje a cada final de mês encaminhamos o boletim de frequência dos nossos servidores via malote para a Secretaria. Com o novo sistema, esses dados e muitos outros estarão disponíveis online, de maneira segura e restrita.”, destaca.Mais de 80 instituições já possuem a instalação do ponto eletrônico

Atualmente 87 instituições já possuem a instalação do ponto digital. A previsão é que até o final do ano 90% das unidades que fazem parte da rede municipal de ensino estejam com acesso à internet e interligadas com a Secretaria de Educação. Para isso, a Secretaria de Educação realizou upgrade (melhorias) em cem computadores e já adquiriu 103 novas máquinas. A entrega dos novos computadores será finalizada no início de setembro. Todas as unidades serão contempladas.

Fonte: Agora Paraná

0 comentários:

Postar um comentário