Publicidade

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Jovens atendidos por projeto de socialização terão transporte gratuito em SJP


O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, sancionou o projeto de lei que institui gratuidade na tarifa de transporte coletivo para 240 jovens que participarão do Programa de Proteção de Jovens em Territórios Vulneráveis (Protejo).

A iniciativa do “Passe Protejo” é pioneira e o objetivo é diminuir ou evitar os fatores que possam levar os jovens a desistirem do projeto. O Protejo compõe o Território de Paz, instituído pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais.

O “Passe Protejo” será utilizado exclusivamente nas linhas de transporte coletivo de São José dos Pinhais, nos trajetos das casas dos jovens até o local de atividades do projeto e o respectivo retorno. “A liberação dos passes será feita diariamente, de acordo com a freqüência dos jovens no projeto”, explica o gestor do Protejo, Aderson Caetano Bissoli.

O “Passe Protejo” que será regulamentado em 90 dias, permanecerá em vigor durante todo o período de execução do Protejo, que tem duração prevista para um ano.

Para a concessão do passe, a Secretaria Municipal de Segurança, responsável pela gestão dos projetos Pronasci, cadastrará os jovens que serão incluídos no Protejo. As inscrições para o projeto serão divulgadas nos próximos dias, após publicação do edital de contratação da empresa parceira que aplicará os conteúdos de formação para os jovens.


O município irá buscar apoio junto às empresas privadas do ramo de transporte, mediante celebração de termo de cooperação, para ajudar a custear o benefício.


A Lei, aprovada pela Câmara Municipal, foi publicada hoje (16) em diário oficial.

PROTEJO – O Protejo é um dos projetos sócio-educativos do Pronasci, com duração de um ano e oferece a socialização de jovens por meio de encontros diários com educadores e profissionais sobre regras de convivência e opção pela cultura de paz, aprendizado sobre seus direitos e deveres, e cursos profissionalizantes. A partir do desempenho de cada um, os participantes poderão ser encaminhados para o mercado de trabalho, através de parcerias a serem estabelecidas com indústrias e outros segmentos que serão convidados a dar sua contrapartida social.


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: João Fernandes 

0 comentários:

Postar um comentário