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quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Parceria resgata brincadeiras no aprendizado infantil em São José dos Pinhais

 Durante dois anos 80 educadores infantis passarão por curso para resgatar as atividades lúdicas como forma de aprendizado.

Para resgatar as brincadeiras infantis e promover uma reflexão sobre a importância das práticas lúdicas no desenvolvimento das crianças, 80 educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) participam de encontros mensais do Projeto Brincar, realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Pinhais, Volkswagen, Fundação Volkswagen e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

O Projeto Brincar tem duração de dois anos e foi iniciado em março do ano passado. Até o final do curso serão contabilizadas 64 horas de formação presencial, em um total de oito encontros por ano. Cerca de 2 mil crianças são beneficiadas diretamente com os ensinamentos recebidos pelos educadores que são repassados nas salas de aula.

A proposta do projeto reconhece que o ato de brincar livre é um direito da criança, garantido no Estatuto da Criança e do Adolescente. Cada encontro dos educadores é marcado por momentos de vivências, compartilhamento de experiências pessoais e profissionais e reflexões sobre a prática diária e a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

De acordo com a diretora do departamento de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação, Rosani Jungles Gonçalves, o Projeto Brincar tem um papel fundamental de resgatar as atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil. “A brincadeira é primordial para as crianças e uma fonte de estímulo para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, além de ser uma forma de autoexpressão”, explica Rosani.

A formadora do Projeto, Sandra Marino Cordeiro, conta que entre as atividades que são realizadas nas aulas estão as brincadeiras de roda, leitura e discussão sobre as necessidades lúdicas, dinâmicas e trocas de experiências. “De acordo com a forma que o grupo vai respondendo criamos dinâmicas e possibilidades para ampliar o repertório”, afirma Sandra. “Cada vez mais as crianças têm que brincar dentro da escola porque não possuem espaço fora para isso”, complementa.

Para a educadora da Escola Especial Madre Paulina, Vera Lúcia Sary, a troca de experiências com as outras educadoras do curso é fundamental para o aprendizado. “Relembramos cantigas de roda de várias épocas e regiões, trabalhamos com movimento e expressão corporal”, conta Vera. Segundo ela, as lições já estão sendo levadas para os outros alunos. “Já comecei a trabalhar com mais brincadeiras, histórias, canto e dramatização. A cada aula do curso saímos com ideias novas”, ressalta.

Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

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