Publicidade

domingo, 28 de agosto de 2011

Podadores cumprem "pena" plantando árvores em São José dos Pinhais

A Prefeitura de São José dos Pinhais realizou neste sábado (27) mais uma etapa do mutirão de plantio de árvores como medida compensatória. O programa começou no início deste ano e procura conscientizar aqueles que infringirem as normas ambientais quanto ao corte ou poda drástica de árvores, ou seja, quando se corta mais doque 30% das folhagens, máximo permitido.


Segundo a secretária do Meio Ambiente de São José dos Pinhais, Edilaine Vieira, nesta que já a 4ª etapa, 36 pessoas foram notificadas a comparecer para certificar-se da irregularidade e também para optar por uma das duas formas de penalidade aplicadas conforme a preferência de cada um. Uma delas é a compra de 10 mudasde árvores, e a outra é acompanhar a equipe de técnicos do Meio Ambiente, numa data pré-agendada, para o plantio de árvores. “Nosso objetivo não é punir ninguém, e sim, encaminhar as pessoas a uma experiência que até é muito agradável de aprender mais sobre poda de árvores e preservação do meio ambiente, de uma forma reparativa”, afirma Edilaine.


A Secretaria de Meio Ambiente oferece o serviço de poda, quando solicitada. No entanto, a secretária explica que muitas vezes as pessoas acham que está demorando, devido ao período de poda que varia para cada espécie e resolvem elas mesmas efetuar oserviço, quando nem sempre têm o cuidado necessário para tal. Ela observa que as pessoas não são proibidas de fazê-lo, mas precisam seguir as orientações de um técnico sobre a época certa para a poda e o porcentual adequado.


As orientações podem ser conseguidas através de uma simples ligação para o departamento de paisagismo do Meio Ambiente, desde que a pessoa saiba informar corretamente a espécie da árvore.


Patrick Fernando Gaertner, um dos participantes do mutirão deste sábado, disse que na sua rua cerca de 30 pessoas realizaram a poda drástica das árvores e toda sforam notificadas. Mas poucas aceitaram fazer o plantio como alternativa dereparar o dano causado. “Eu não vejo como punição. Estou aproveitando para aprender mais sobre o assunto, pois também posso repassar isto para outras pessoas que conheço”, expôs.


De acordo com a secretária, o final do inverno, quando as árvores estão sem as folhas, é a época certa de fazer a poda da maioria das espécies. A prefeitura intensifica o trabalho neste período, fazendo com que na primavera as árvores estejam bonitas e bem cuidadas.


O plantio compensatório é realizado sempre quese acumulam de 20 a 30 notificações, o que em média ocorre a cada dois meses. Mais informações sobre plantio e orientação sobre poda consciente podem ser obtidas pelo telefone: 3382 1622.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário