Publicidade

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Prefeitura auxilia Forças Armadas na dispensa de jovens do Serviço Militar

Jovens atendem convocação do Serviço Militar para assinar CDI

Durante toda a semana, até sexta-feira, os 2.300 jovens que completam 18 anos em 2011 e já fizeram o alistamento militar entre os meses de janeiro e abril são convocados para comparecerem à Junta do Serviço Militar de São José dos Pinhais e assinarem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). A Prefeitura auxilia o Ministério da Defesa neste processo.

Segundo Jair Antônio de Oliveira, auxiliar de delegado da Delegacia do Serviço Militar de SJP, órgão que regulamenta as atividades da junta local e também de mais 15 municípios da Região Metropolitana e Litoral, a assinatura de dispensa não significa que o cidadão esteja desobrigado de agir em prol de seu país, em uma eventual situação de defesa nacional. “Até os 45 anos, mesmo tendo assinado o CDI, todos são passíveis de uma convocação extraordinária” explica Jair.

A Delegacia do serviço militar de São José dos Pinhais conta apenas com o delegado, o 1º Tenente Gilberto, diretamente vinculado ao Serviço Militar. Assim como na junta militar os técnicos assistentes são servidores cedidos pela Prefeitura, bem como todo o apoio de equipamentos, de logística e de material. “Somos muito bem assistidos pela prefeitura de São José dos Pinhais”, destaca o delegado Gilberto.

Somando os alistados de todos os municípios atendidos, que passam pela delegacia de SJP, cerca de 6.600 jovens demandam anualmente pelo serviço, sendo que as atividades vão além do período do alistamento. O órgão também é responsável pela documentação relacionada ao Exército de todos os cidadão que já passaram pela fase de alistamento e pelo controle dos reservistas que já deixaram o Serviço Militar, mas que continuam comparecendo ao órgão, durante cinco anos, após deixar o Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Sobre o recrutamento para o Serviço Militar, Jair explica que o número de jovens que ingressam hoje diminuiu muito. “De todos os municípios que atendemos apenas três fazem a seleção para servir ao Exército. Nos demais, a exemplo deste município têm sido realizados só o alistamento e a dispensa, isto por que no Paraná só o município de Curitiba já supriria o número de vagas que o Serviço Militar dispõe”, completa.

No dia 13 de setembro, durante todo o dia, os 2.300 jovens de São José dos Pinhais que estão passando pelo processo neste ano participarão da solenidade oficial de entrega dos certificados de dispensa, com atos simbólicos e juramento à bandeira. O auxiliar de delegado reforça que o comparecimento dos jovens nas datas já pré-agendadas é obrigatório. Ele observa, no entanto que aqueles que, por algum motivo, não se apresentaram na data de sua convocação, poderão fazê-lo até o dia 12 de setembro, véspera da entrega da certificação, desde que apresentem justificativas relevantes.

O não alistamento, ou o não prosseguimento do processo de alistamento militar, seja para servir ou ser dispensado, é de fundamental importância tanto para os jovens que dependerão desse documento para todos os atos documentais após os 18 anos, como para o Serviço Militar, devido à importância do controle do contingente ativo, ou seja, com quantos cidadão se pode contar numa eventual necessidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário