A Prefeitura de São José dos Pinhais realizou neste sábado (13) mais uma etapa do Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina – o Censo Canino e Felino, desta vez na região do Afonso Pena. Esse trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é feito por alunos do curso de Medicina Veterinária da UFPR, PUC-PR e Evangélica.
A contagem da população canina e felina do município é feita por amostragem, dividida pelas seis regionais da cidade. A primeira etapa foi feita no ano passado, na regional do Guatupê e a segunda em abril deste ano, na regional do São Marcos. Já o bairro São Francisco - pertencente à regional da Costeira - foi separado dos outros, pois lá se localiza o Centro de Controle de Zoonoses, onde um grande número de animais é abandonado, sendo realizado pelos agentes de saúde.
Neste sábado (13) foi a vez da regional Afonso Pena. Esse trabalho será finalizado com a realização do Censo na regional Borda do Campo, em setembro, e na regional do Centro, em outubro. “Com essa ação, teremos mapeados os lugares onde há maior quantidade de animais nas ruas e assim poderemos centralizar as atenções nesses locais”, destaca a coordenadora do Programa, Dariane Catapan.
Jany Neves, moradora da região do Afonso Pena, tem orgulho em dizer que ama os animais e que os trata como membros da própria família. “Fico extremamente incomodada quando vejo alguém abandonando ou maltratando algum animal. Parabenizo a Prefeitura por promover e aplicar programas que controlem o número de cães e gatos e evitem o maus tratos”, afirma Jany.
Após uma palestra dada por profissionais da Secretaria, explicando os passos da pesquisa, os alunos saem em duplas para aplicação de questionários nas casas da região. “Tenho um cachorro e gosto de tratar bem, até porque temos várias crianças em casa, e se o cachorro não estiver saudável elas serão as mais prejudicadas”, enfatiza o morador Sérgio Lino.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário