Publicidade

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Prefeitura promove série de ações de incentivo ao aleitamento materno

A amamentação traz uma série de benefícios à mãe e ao bebê - o maior deles é aproximação entre os dois.

Menos de 41% dos bebês menores de 6 meses de idade são amamentados exclusivamente com leite materno no Brasil, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O alimento é tudo de que o bebê precisa até essa idade e o protege contra uma série de doenças. Preocupada em melhorar essa estatística, a Prefeitura de São José dos Pinhais desenvolve o programa Nascer em São José, que incentiva a amamentação, e promove uma programação especial para a Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1º a 5 de agosto.


O Programa Nascer em São José teve início em 2010, com o objetivo de diminuir a mortalidade materna e infantil e promover a saúde. As ações priorizam o início do pré-natal ainda no primeiro trimestre da gestação, o preparo e o acompanhamento da gestante para o período do aleitamento materno.


Uma das atividades do Nascer em São José são as visitas semanais das gestantes ao Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais. Cerca de 80 gestantes e seus respectivos acompanhantes recebem mensalmente um curso sobre o aleitamento materno todas as quintas-feiras à tarde. Elas são orientadas para que o leite materno seja o único alimento do bebê até os 6 primeiros meses de idade.


“A amamentação proporciona uma série de benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe. Os óbitos infantis são reduzidos, a criança adoece menos, desenvolve a coordenação motora e a fala mais rapidamente, não fica com a dentição torta; auxilia a mãe a reduzir o peso corporal adquirido na gestação e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo risco de hemorragia e anemia”, explica a diretora de enfermagem do Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais Estela Kunrath. Ela destaca ainda que o maior ganho é a proximidade entre a mãe e o bebê. “O leite materno é a vacina do amor”, afirma.


Além deste programa, o prefeito Ivan Rodrigues implantou no último mês de junho o projeto “Passe Maternidade”, que cadastra e isenta da passagem de ônibus as gestantes e mães de crianças com até um ano, usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde) e carentes, no deslocamento até os serviços de saúde do município e aos projetos de educação à saúde e de amamentação.


A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma série de atividades em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Confira abaixo a programação:


02 de agosto (terça-feira)
12h – Apresentação de Proposta para implantação das Salas de Apoio a Amamentação nas Empresas do Município de São José dos Pinhais - enfermeira Estela Bitencourt Kunrath.  Local: ACIAP
14h – Exposição de vídeos educativos sobre aleitamento materno. Local: Auditório da Maternidade e Unidades de Saúde.


03 de agosto (quarta-feira)
08h – Ornamentação com o tema do Aleitamento Materno. Local: Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais (HMMSJP).
09h – Distribuição do Laço Dourado para os usuários e colaboradores. Local: HMMSJP.
10h30 – Exposição de vídeos educativos sobre Aleitamento Materno
Local: Auditório da Maternidade e Unidades de Saúde.

14h – Mesa Redonda: “Retomar estratégias para a promoção do Aleitamento Materno em São José dos Pinhais”. (Enfermeiras Estela Kunrath, Leticia Giacomozzi e Rosemeri Mendes). Local: Auditório da Maternidade – HMMSJP.
15h45 – Apresentação das propostas.


04 de agosto (quinta-feira)
08:30h – Aula Inaugural da “2ª Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno de São José dos Pinhais – PR” – Enfermeira Rosane – Banco de Leite Hospital Evangélico. Local: HMMSJP.
10h30 – Inauguração da Sala de Apoio à Amamentação. Local: HMMSJP.
14h – Curso de Gestante Especial- “Visita Monitorada ao Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais”.
16h30 - Visita nas dependências da Maternidade.


05 de agosto (sexta-feira)
09h30 – Solenidade na Câmara Municipal dos Vereadores com autoridades locais e do Estado.
10h00 – Apresentação do Programa Mãe Paranaense – SESA/PR.
11h00 – Apresentação do tema Relação Mãe e Bebê – Faculdades Pequeno Príncipe.
14h – Troca de Experiências sobre: “Como apoiar a mãe que amamenta?”
Mediadoras: Nutricionista Simara S. Pereira do HMMSJP, diretora de enfermagem do HMMSJP Estela Kunrath, enfermeira coordenadora das UTIs no HMMSJP Rosemeri Mendes. 

15h – Bate-papo sobre amamentação: “Amamentar dói? Qual a quantidade de Leite ideal? Qual o risco da amamentação cruzada? O peso é a melhor referência? Como dar suporte aos pais de bebês prematuros? Não desceu o leite.... e agora? Qual a importância do Aleitamento Materno da primeira hora de vida?” Mediadoras: Nutricionista Simara S. Pereira do HMMSJP, diretora de enfermagem do HMMSJP Estela Kunrath, enfermeira coordenadora das UTIs do HMMSJP Rosemeri Mendes, enfermeira da UTI neonatal do HMMSJP Daniele Packer.


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: João Fernandes 

0 comentários:

Postar um comentário