Publicidade

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Programa de educação no trânsito vira lei em São José dos Pinhais

 Simulação de trânsito foi montada pelo alunos na Escola Municipal Prof. Pedro Constantino da Rocha

Através do programa “Educação para o Trânsito - Compromisso com a Cidadania”, a Prefeitura de São José dos Pinhais oferece desde cedo aulas e palestras a alunos da rede municipal de ensino.

O programa abrange alunos da pré-escola ao 5º ano. E para as crianças do 4º ano, há aulas regulares semestrais. No total, 30 escolas municipais já receberam estas aulas neste ano. O objetivo da Prefeitura é atingir até o final de 2011 todos os 4 mil alunos da rede municipal matriculados no 4º ano.

Para fortalecer estas ações, o prefeito Ivan Rodrigues sancionou a lei 1.800/2011 que cria o Programa Municipal de Educação para o Trânsito “Educação para o Trânsito - Compromisso com a Cidadania”, promovendo assim a educação e o ensino sobre o tema de forma permanente e contínua nas unidades de ensino.
Antes do recebimento da carteirinha, alunos passaram por ato solene que contou com juramento para utilizar o que aprenderam 

Os alunos que já tiveram as aulas neste primeiro semestre estão recebendo a Carteirinha do Cidadão Mirim do Trânsito. Em ato solene nas próprias escolas, as crianças fazem um juramento para levar em frente o aprendizado que tiveram e recebem também um material sobre educação no trânsito.

A aluna Nicoly Vitória de Quadros, de nove anos, da escola Pedro Constantino da Rocha, gostou dos novos temas discutidos em sala de aula. “Foi muito legal aprendermos coisas importantes sobre o trânsito. Temos que levar para a nossa vida o que foi passado em aula, principalmente enquanto somos novos e lembrar tudo isso quando estivermos andando na rua”, disse ela, que recebeu sua carteirinha nesta quarta-feira (17).

Josiane Inácio Arruda, coordenadora de Educação para o Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de São José dos Pinhais, revela que um dos objetivos é proteger as próprias crianças. “A principal meta não é formar futuros motoristas, mas desenvolver nas crianças noções de segurança individual e coletiva, para que elas possam exercer a plena cidadania”, afirma.
Nicoly Vitória aprovou as aulas de trânsito e promete utilizar o que aprendeu

As aulas nas escolas são ministradas por agentes de trânsito do Demutran, que foram capacitados para seguir uma linha de ensino nas escolas. Assim como os demais professores trabalham de forma transversal com os outros alunos. Dicas de segurança como não correr na rua, atravessar na faixa e sempre olhando para os dois lados, não atravessar atrás de carros parados e nem em curvas foram alguns dos assuntos abordados. Todas as ações são feitas pela Secretaria Municipal de Segurança, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Uma destas instrutoras é a guarda municipal Célia Coraiola, que exaltou a postura das crianças durante as aulas. “No início elas estavam apreensivas por ser um assunto novo. Depois foi maravilhoso, e inclusive elas debateram o tema durante as aulas”. Coraiola lembra que o trânsito não é feito apenas por adultos. “Abordando esses assuntos mais cedo, temos mais chance de aumentar a segurança nas ruas”, completou.

Oficinas com educadores, para reduzir acidentes de trânsito com as crianças, blitze educativas na entrada das escolas e diversas palestras, entre elas com Cristiane Yared, que perdeu o filho Gilmar Rafael Yared no acidente que envolveu o deputado Fernando Carli Filho, em maio de 2009, também fazem parte do programa.
As carteirinhas foram entregues aos alunos por Josiane Inácio Arruda, do Demutran e o agente de trânsito GM Gonçalves


Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário