Abertura II Conferêcia da Juventude de São José dos Pinhais
A valorização da opinião e dos direitos dos jovens foi o mote da etapa de São José dos Pinhais da 2ª Conferência Nacional da Juventude, realizada neste sábado e domingo (27 e 28) no câmpus da PUC-PR do município.
Os amigos John Lenon Assunção e Vinicius Bittencourt, alunos do Colégio Tiradentes da Borda do Campo.
Apresentação Hidras Cia de Dança.
Debates, atrações culturais como apresentações com dançarinos da Hidras Cia de Dança, gincanas e apresentações musicais mantiveram os jovens integrados ao evento. As secretarias municipais de Esporte e Lazer, Cultura, Assistência Social e Educação estiveram diretamente envolvidas na organização e realização da conferência.
O evento é um espaço aberto aos anseios da juventude, que ao participar ajuda no planejamento das políticas públicas que serão implementadas até 2015, além de ter eleito os delegados que representarão o município na etapa estadual que será realizada em Maringá, de 14 a 16 de outubro.
Na conferência estadual serão eleitos os delegados para a2ª Conferência Nacional de Juventude, que ocorrerá em Brasília, em novembro, e que neste ano será norteada por três temas principais: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades2011-2015; e Articulação e integração das Políticas Públicas de Juventude.
Na abertura da conferência, ocorrida no sábado, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Claudio Padilha, ressaltou a importância do envolvimento dos jovens em debates como os que foram abordados durante esses dois dias. “A cidade vive um momento muito importante. O prefeito Ivan Rodrigues tem reforçado aos secretários para que sejam realizadas todas as conferências em todas as áreas, e estamos aqui para ouvir os jovens sobre seus anseios e demandas”, disse Padilha.
O secretário destacou ainda que o ginásio de esportes do Afonso Pena, que ficará pronto até dezembro, será o maior de toda a região metropolitana e que o prefeito Ivan Rodrigues não tem medido esforços em estreitar as parcerias com os governos federal e estadual, complementando projetos, inclusive com recursos do município, contanto que de fato sejam efetivados em benefício da população. “Temos mais um grande centro esportivo sendo construído na Borda do Campo, pois não temos dúvidas de que nossa juventude precisa de atividades de esporte e lazer para que tenham um desenvolvimento saudável em todos os sentidos”, completou o secretário.
Jardel Neves, membro da comissão organizadora da etapa estadual da 2ª Conferência Nacional da Juventude, enfatizou que muitos municípios do Estado não estão realizando a conferência da juventude. “É uma grande pena. Através da organização nacional soubemos que muitos prefeitos retornam perguntando: se meu município não fizer a conferência municipal, vou sofrer alguma penalidade? É claro que ficando de fora das políticas públicas do plano nacional já estará penalizando seus jovens, mas infelizmente, muitos não entendem assim”, disse.
Para Jardel, o que acontece durante a conferência é a oportunidade do controle social. “Estamos aqui hoje por dever. Um dever que ainda nos é mais caro quando aqueles que estão aqui mostram que já despertaram a consciência de pensar, não só por si, mas também por aqueles jovens que hoje e amanhã, estão trabalhando, ou que simplesmente não acham importante participar. Precisamos pensar no todo”, conclui.
O secretário de Assistência Social, Leone do Rocio Leal, observa que mesmo SJP sendo um município privilegiado em muitos aspectos, a cidade nunca está pronta e que quem dá o tom das melhorias é a própria população, ao participar e expor o que mais deseja. “Estamos pensando no bem de todos que vivem aqui. Mas não podemos pensar sozinhos. Por exemplo, o centro da Juventude que estamos construindo em parceria com o governo do Estado, e que será entregue em breve, já deve ir sendo pensado pela população sobre qual a melhor maneira de usufruí-lo”, destaca Leone.
Os amigos John Lenon Assunção e Vinicius Bittencourt, ambos com 17 anos e estudantes do 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Tiradentes da Borda do Campo, comungam da opinião de que só as políticas públicas eficazes, aquelas que segundo eles levem atrativos para dentro dos bairros mais pobres, são capazes de evitar a migração dos jovens para o mundo das drogas. “Acho que muitos não têm uma família que os animem a fazer coisas boas. Então, quando encontram um professor legal, ou alguma coisa como teatro, dança e esportes para fazer, eles fazem amigos legais e não vão atrás de coisas como drogas”, disse Vinicius.
Verônica Chandriane Poss dos Santos (a direita).
Já Verônica Chandriane Poss dos Santos (14) disse estar participando para dar sua contribuição naquilo que puder, pois entende que é um espaço para falar sobre o que pensa para si e outros jovens de sua cidade.
Rafael Ferreira com a namorada, participam para ajudar a mudar as políticas públicas.
Rafael Ferreira (19) estava representando o Centro Acadêmico de Administração da FAE, onde estuda e também espera poder contribuir. “Participo porque entendo que isto muda sim, a cidade e as políticas, tornando as ações do poder público mais aproximadas daquilo que queremos”, disse.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Sérgio Sabino
0 comentários:
Postar um comentário