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quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Segundo DNIT, o que compete ao órgão nas BRs em SJP está sendo feito

São José dos Pinhais possui um trecho central de pista municipalizado que deixou de ser responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Trata-se do portal da cidade, na Avenida das Torres, até a Avenida Rui Barbosa. A partir da nova trincheira na Rui Barbosa até a concessão de pedágio com a Litoral Sul (na altura da Rua Joinville), de acordo com o órgão federal, não há nada confirmado em relação à municipalização e construção de trincheiras. Quanto às BRs, e implantação de marginais entre o contorno da Avenida Rui Barbosa com a BR 116, e o Contorno Leste (BR 277), o DNIT comunica que está fazendo o que compete às suas atribuições, incluindo a sinalização.


Empresários que trabalham na região dos contornos reclamam da falta de marginais, acessos estruturados às BRs 116 e 376 e de má sinalização das vias. Para Hermes Schultz, proprietário da Comporta Painéis Decorativos, estes problemas são um entrave para a economia e residentes dos bairros. “Se um caminhoneiro que não conhece a região tentar usar as estradas e marginais vai ficar perdido porque não há sinalização adequada”, reclama o empresário. 

Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt, existe necessidade de melhorias na sinalização, mas no caso das BRs as informações são suficientes. “As estradas federais não foram criadas para atender a São José dos Pinhais, e sim à demanda do fluxo crescente e movimentação mais rápida de materiais e pessoas de todo o País. Já reivindicamos junto às concessionárias de pedágio mais sinalização para São José dos Pinhais quanto aos pontos turísticos, empresas referência e bairros. 

Congestionamentos com as obras na BR 116
Na região do contorno da BR 116 com a Avenida Rui Barbosa até o limite com Curitiba, também na BR 116, existem obras que regularmente congestionam a saída ou chegada a São José dos Pinhais. Na opinião do secretário Christian Bundt, as obras poderiam ser programadas para horários de menor trânsito. “Por que não realizar obras à noite, ou na madrugada, ou em dias de menor movimento?”, aponta o secretário. 

A concessionária de pedágio Auto Pista Litoral Sul enfatiza, por meio de seu departamento de comunicação, que realiza as reformas estruturais necessárias para o pavimento das BRs 376/PR e 116/PR conforme regimento do contrato de concessão. 




Fonte: Pauta SJP

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