
De acordo com Gisele Schmidt, representante da União Brasileira de Mulheres, um dos objetivos da Conferência de Políticas Para Mulheres, que pode acontecer ainda neste semestre, é a criação de um conselho municipal. “Várias cidades do País estão formando grupos de Conselho Municipal da Mulher. Esperamos organizar a conferência e depois criar este conselho em São José dos Pinhais”, projeta Gisele Schmidt.
Para a presidente do conselho da Mulher Executiva da Aciap, Tania Mara Dissenha, toda representação que trabalha pelo bem estar das mulheres é importante. “Quanto mais grupos de apoio feminino tivermos na região maior será o alcance das inciativas privadas e públicas”, comentou Tania Dissenha.
Histórico UBM
Fundada em 1988, a União Brasileira de Mulheres – UBM é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter nacional, que defende os direitos e reivindicações das mulheres em relação ao trabalho e à cidadania, buscando elevar o nível de consciência e atuação política das mulheres para que elas participem na defesa de seus direitos enquanto mulheres, cidadãs e trabalhadoras.
A UBM desenvolve e executa projetos que promovem o conhecimento sobre a situação das mulheres brasileiras, capacitando-as para intervir como sujeitos no processo político, avançar nas conquistas democráticas e conquistar a igualdade de gênero. Atua também com projetos de formação profissional, elaborando material didático e teórico para cursos e seminários sobre temas diversos que possibilitem capacitar as mulheres para o mercado de trabalho e incentivar a sua organização na luta para superar a discriminação, enfrentar a violência cotidiana e conquistar sua autonomia e emancipação numa sociedade de igualdade, justiça social e de paz.
Objetivos de luta
Contra a opressão de gênero na perspectiva emancipacionista;
Pelas reivindicações sociais da mulher em relação ao trabalho, combate à violência de gênero, saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos, educação não discriminatória, lazer e equipamentos sociais;
Para que a maternidade seja compreendida na sua função social por toda a sociedade;
Pela união e participação da mulher ao lado dos demais segmentos da sociedade na luta por democracia, soberania nacional, pelos direitos sociais, pela paz e por uma nova sociedade livre de toda opressão e exploração.
Informações www.ubmulheres.org.br/ubm
Fonte: Pauta SJP
0 comentários:
Postar um comentário