
Mais de 80% de crianças vacinadas contra a poliomielite
“A poliomielite é uma doença que afeta o sistema nervoso central. O Brasil está livre do poliovírus desde 1994, e tem como meta desde 2001 vacinar 95% da população alvo. A segunda etapa dessa vacinação completa a dose aplicada em junho e ajuda a manter uma boa imunidade”, destaca a secretária municipal de Saúde, Izabel Martins Coelho.
Rosângela Kolodziepski levou seu filho João de sete meses de idade, receber a vacina contra a poliomielite. “Com gestos simples podemos proteger os nossos filhos de doenças muito graves”, enfatiza Rosângela.
Devido a casos de sarampo vindos de outros países e para evitar os chamados vírus circulantes no Brasil, são realizadas em intervalos de três a cinco anos campanhas de vacinação para melhorar a cobertura nas faixas vulneráveis. A meta total de vacinação para São José dos Pinhais é de 25.091 crianças de um a sete anos de idade. O sarampo é uma das principais causas de morte entre as crianças, apesar de existir uma vacina segura e de baixo custo.
Diogo da Rocha, de dois anos, ficou empolgado com a presença do “Zé Gotinha” e tomou a vacina tranquilamente. “Quero proteger o meu filho para que ele tenha a vida mais saudável possível. Com a distribuição das vacinas em todas as Unidades, o acesso aos locais ficou bastante facilitado”, diz a mãe do menino, Patrícia da Rocha. Diogo também pôde aproveitar com a sua família, na Unidade de Saúde da Faxina, a nova academia que foi instalada no local. Já foram instaladas até o momento, 23 academias da Terceira Idade em diversas regiões da cidade.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: João Fernandes
0 comentários:
Postar um comentário