Publicidade

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vaias e protestos em Audiencia Publica sobre Transportes


A Audiencia Publica para a Licitação do Transporte Urbano em São José dos Pinhais realizada ontem a noite na Câmara Municipal da cidade, teve um publico record: 525 pessoas.

O publico foi motivado pelas igrejas e a FEMAM - Federação Municipal das Associações de Moradores.

No entanto, a tonica defendida pelo publico, foram protestos pela exigencia do retorno às linhas de ligação da região rural com o centro da cidade.

Visivelmente irritado, o publico quase não permitia os pronunciamentos, nem mesmo dos tecnicos que pretendiam expliar sobre a planilha de custos e os preços das passagens nos diversos pontos - rural e urbano - da cidade, para a licitação que será efetuada dentro de alguns dias. Apupos como "Linha direta já" e "Fora Ivan" foram ouvidos várias vezes, acompanhadas do distico "Povo unido, jamais será vencido".


O Promotor Publico, Dr, Divonsir Jose Borges interveio junto ao publico, para que os tecnicos pudessem explanar a planilha de custos do transporte coletivo

Entidades de classe, sindicatos, associações de moradores, igrejas, lideranças, vereadores e vários secretários municipais participaram do evento.
Coube ao secretário de Governo, Miguel Gavloski dirigir a audiencia, com a presença ao seu lado do aplaudidissimo Promtor Publico, Dr. Divonsir José Borges, que chegou a interromper algumas vezes a fala dos tecnicos, porque o publico vaiava a cada vez que se referia a "Terminal do São Marcos".
Sob constrangimento dos apresentadores, a competente Sonia Lima e o radialista Celso Chadek, que algumas vezes até responderam asperamente alguns manifestantes, a reunião foi se estendendo até a fala de representantes da comunidade.

O engenheiro Osni Greboge, residente na Faxina foi aplaudido quando rememorou alguns compromissos desde o mes de março, segundo ele, quando "as pessoas aqui presentes (referindo-se a Miguel Gavloski, o secretário de Urbanismo Luiz Scarpin e o prefeito Ivan Rodrigues) prometeram rever a questão do retorno das linhas da comunidade rural para o centro da cidade".

"Já ouvimos falar que os 'bota suja' deveriam ficar por lá", esbravejou ele, sobre a vinda dos ruralistas para a cidade, utilizando as linhas de onibus de outrora, que foi suspensa pelo prefeito.

Miguel Gavloski, sindicalista que tem na folha de serviços uma longa trajetória de luta por direitos do trabalhador teve bom senso e calma até o final. Foi aplaudido assim mesmo uma vez ,quando anunciou que o prefeito determinou a reabertura de uma linha da Contenda pelo Campo Largo até o centro de São José dos Pinhais. Mas não acenou com a reabertura das demais linhas, o que irritou o publico presente.


Moradores trouxeram faixas e gritaram palavras de ordem

Nos bastidores se ouvia que o publico "foi trazido por candidatos que querem formar posição visando campanha eleitoral". O recado atingia o vereador Carlos Machado, que segundo alguns, cedeu vários onibus para transporte de moradores da região rural.

Houve também uma menção de que as empresas de onibus cederam seus veiculos para trazer mais pessoas de outras regiões, porque estariam insatisfeitas com a licitação.

Outro disse que o prefeito não vai retroceder no pedido dos moradores.

A Audiencia Publica é uma exigencia da Lei 8666, a Lei de Licitações, que exige que se realizem audiencias publicas com a comunidade, para informar como será feita a licitação.
É a primeira vez que São José dos Pinhais vai ter uma licitação para o transporte publico, como houve dos taxistas recentemente. A exigencia para fazer a licitação está implicita em lei federal, portanto, a Prefeitura está cumprindo a lei.

O Promtor Publico, Dr. Divonsir José Borges, que foi chamado de "guardião da Lei", pediu que os moradores tenham calma e que avancem nas negociações e que somente com dialogo vão conseguir o seu intento.

Miguel, por outro lado, informou que outras etapas da audiencia vão ocorrer em outras localidades.

Inicialmente, a palavra não seria aberta ao publico, o que aconteceu por exigencia do Promotor.

O prefeito Ivan Rodrigues não compareceu à Audiencia. Segundo uma fonte, estava reunido com lideranças partidárias em outro local.

Uma fonte de credito deste Blog por outro lado afirmou: "O que voce acha se daqui uns dias for aberta uma licitação para linha de onibus de qualquer lugar para o centro da cidade a quarenta centavos, por exemplo? Eles vão continuar reclamando"?


Fonte: Blog do Bronca

0 comentários:

Postar um comentário