Alunos da Escola Municipal Santa Rita, visitam exposição de trabalhos de colegas sobre educação no trânsito
Alunos da Escola Municipal Santa Rita, de São José dos Pinhais, realizaram nesta segunda-feira (26) uma exposição de trabalhos relacionados à educação no trânsito. A mostra, aberta a estudantes e à comunidade do entorno da escola, é resultado do Programa de Educação para o Trânsito desenvolvido desde 2007 pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Dentro da iniciativa, guardas municipais promovem visitas periódicas a 93 escolas e centros municipais de educação infantil para falar sobre o tema. Ao todo, participam da atividade anualmente mais de 30 mil alunos.
Os temas trabalhados em sala de aula versam sobre sinalização de trânsito, segurança de pedestres e ciclista e o uso do cinto de segurança, entre outros. Os trabalhos apresentados na Escola Municipal Santa Rita estão voltados à cidadania no trânsito. “Os alunos passam a replicar as nossas informações, tanto para os demais colegas de escola como em casa, para a família”, explica a guarda municipal Adriana Coraiola.
Gurdas municipais, alunos e a coordenadora do departamento de Educação no Trânsito, Josiane Arruda
Na Escola Municipal Santa Rita, de tão bem sucedido, o Programa de Educação para o Trânsito se incorporou ao calendário da instituição, que a partir de 2012 realizará exposições semestrais de trabalhos escolares sobre trânsito. “Essa escola abraçou o programa e a aceitação à nossa abordagem é percebida na qualidade dos trabalhos apresentados”, afirma a coordenadora do Programa, Josiane Arruda.
A diretora da escola, Regina Lourenço, conta que a iniciativa tem o apoio e a simpatia inclusive dos pais. “A gente ouve muitas instituições reclamarem sobre a ausência dos pais. Aqui, é diferente. Os pais são muito participativos”, conta Regina.
Alunos Ana Vitória Santos e Álisson Gonçalves
A aluna Ana Vitória Santos , 10, expôs uma maquete reproduzindo atitudes de bom comportamento no trânsito. Segundo ela, o ideal é que as ruas da cidade fossem tão seguras quanto as vias representadas na maquete, com motoristas dirigindo pacificamente e respeitando a legislação. “Em vez disso, vejo motoristas usando indevidamente as vagas de estacionamento dos idosos e dos deficientes”, observa.
O estudante Álisson Gonçalves, 9, também se tornou um atento observador do trânsito e agora sabe identificar as infrações mais comuns. “O meu pai dirige corretamente, mas quando saímos na rua, do banco de trás, vejo muita gente furando o sinal e fazendo outras coisas que não são corretas”, conta Álisson.
Fotos: Maurício Mano
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário