Publicidade

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Equipes de artes marciais de São José dos Pinhais alcançam bons resultados

 Equipe de caratê de São José dos Pinhais tem parceria com a Secretaria de Assistência Social

Com apoio da Prefeitura, o esporte de São José dos Pinhais vem colhendo bons frutos nos últimos anos. Além dos esportes convencionais como futebol, vôlei e basquete, o município não deixa de lado as artes marciais. Entre as modalidades disputadas na cidade estão o kung fu, taekwondo, caratê e boxe, que juntos atendem mais de mil jovens.

A Prefeitura tem toda a estrutura para manutenção das equipes de artes marciais, com aulas periodicamente. Além disso, o município auxilia com repasse de verbas para inscrições em campeonatos, passagens e estadias em competições, entre outras formas de apoio.

Uma das provas do sucesso das artes marciais no município foi a participação no Campeonato Brasileiro de Kung Fu, em Brasília. Com resultados expressivos em diversas competições estaduais e nacionais, São José dos Pinhais disputou o torneio na capital federal com seis atletas, conquistando seis medalhas e dois quartos lugares.

 Competição nacional de kung fu foi realizada em Brasília

Com o ótimo rendimento, a equipe de kung fu tem chance de colocar três competidores para treinar com a Seleção Brasileira, que inicia no ano que vem a preparação para o Sul-Americano, no México e o Mundial Sub-15, na Turquia. “O município já está obtendo seus resultados significativos graças ao incentivo dado. Sem não fosse o apoio e a dedicação da Prefeitura seria muito complicado”, afirma o coordenador técnico de kung fu em São José dos Pinhais e presidente da Associação Paranaense de Artes Marciais, Hermes Peixoto Júnior.

Lyncon José Frank, que começou a praticar o esporte depois de ver alguns filmes de kung fu, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro e agora tem sonhos mais altos na carreira. “Fui para o mundial em 2008 e espero participar novamente no ano que vem. O kung fu deve virar esporte olímpico, então sonho ser campeão mundial e campeão olímpico”, disse o atleta que pratica o esporte há cinco anos.

Os bons resultados da equipe motivam também os atletas mais jovens. Com a medalha de bronze no peito, Luiz Guilherme de Miranda, 12 anos, treina como gente grande. “Eu comecei a praticar mais como lazer. Gostei e levo o kung fu muito a sério, para ter bons resultados nas competições. Ver vários amigos ganhando medalha nos campeonatos também nos incentiva”, acrescentou.

Equipe de kung fu homenageou a Prefeitura, entregando na Secretaria de Esporte medalha e foto dos atletas que disputaram o Brasileiro da modalidade 

Outra prova da importância das artes marciais no município foi a disputa da I Copa São José dos Pinhais de Taekwondo, no último domingo (25). O evento reuniu mais de cem atletas em categorias que vão de fraldinha até máster. O principal objetivo da competição é fomentar a inclusão de novos adeptos, estimulando a prática do esporte na cidade.

“Estamos tendo o resultado de competição e também o resultado social, que é o principal objetivo nosso. Fazemos esse resgate social para dar oportunidades e já surgem campeões que representam o município”, ressalta Clésio Prado, diretor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. “São alguns esportes que não existiam na cidade em que já temos um número tão expressivo de participantes”, complementou.

Copa São José dos Pinhais de Taekwondo foi realizada no último domingo (25). Modalidade também já trouxe conquistas ao município

Foto: João Fernandes, Sergio Sabino e Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário