A Prefeitura de São José dos Pinhais publicou no Diário Oficial de 12 de setembro as diretrizes de concessão privada de exploração do Estacionamento Regulamentado (Estar). Empresas poderão participar da instalação e manutenção de equipamentos por um período de dez anos, com possibilidade de renovação com base na qualidade do serviço por mais dez. A fiscalização será responsabilidade do Departamento Municipal de Trânsito.
Segundo o edital, com base na lei aprovada pela Câmara Municipal de número 1.714, de 25 de abril de 2011, as vagas farão parte da chamada Zona Azul de São José dos Pinhais, que compreenderão as ruas centrais da cidade e principais vias dos bairros mais populosos.
A exceção serão localidades em frente de farmácias, hospitais e outros lugares que necessitem paradas de emergência. As motos, desde que estacionadas nos locais sinalizados para este tipo de transporte, ficam foram da exigência.
O período de cobrança, de uma ou duas horas, será das 9h às 18h de segunda a quinta, e das 9h até 13h no sábado, com livre estacionamento nos domingos e feriados.
A expectativa é que, ao contrário de Curitiba, a emissão e cobrança da tarifa sejam eletrônica, sem uso de papel. Em algumas cidades o motorista chega nas esquinas, onde existem os equipamentos, passa o cartão que identifica a placa do veículo. Ao passar o cartão novamente o tempo de estacionamento é debitado. Os créditos podem ser colocados da mesma forma como ocorrem nos cartões de celular. Os agentes de trânsito passam pelas ruas e os seus equipamentos de controle recebem as mensagens de quais veículos estão autorizados.
Fonte: PautaSJP
0 comentários:
Postar um comentário