Publicidade

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Novatos da Guarda Mirim de SJP iniciam aulas de olho no 1º emprego

Gislaine e Mayara: Guarda Mirim garantiu primeiro emprego como adolescentes aprendizes. 

A perspectiva de conseguir um bom primeiro emprego foi o que levou Mayara Camargo Buchmann, de 17 anos, a entrar na Guarda Mirim de São José dos Pinhais. Ela termina o curso em dezembro, e já trabalha como adolescente aprendiz há 1 ano e 10 meses. Assim como Mayara, centenas de jovens prestam o exame para ingressar na Guarda Mirim todos os anos, motivados pela oportunidade de posicionamento do mercado de trabalho.

Nesse clima de boa expectativa entre os alunos, a Guarda Mirim iniciou as aulas no último dia 5, em São José dos Pinhais. Os novos 260 recrutas foram recebidos calorosamente pela equipe pedagógica do programa socioeducativo e as aulas já começaram, no contraturno escolar. A aluna Mayara afirma que fazer parte da Guarda Mirim é uma grande chance. “Nós sabemos que tendo no seu currículo a passagem pela Guarda Mirim, você fica na frente em uma seleção de emprego”, afirma.

260 novos alunos são recebidos na Guarda Mirim, muitos pensando em 1º emprego

Além da possibilidade do primeiro emprego, a aluna Gislaine Ferreira, 16 anos, que já trabalha como adolescente aprendiz há 2 anos, decidiu entrar na Guarda Mirim para ajudar a sua família. “Tudo o que aprendemos na Guarda Mirim nos agrega não apenas com conteúdo, mas sim como pessoas”, lembra Gislaine. A estudante explica que, guiados pelo seu exemplo, seu irmão mais novo e seus primos já pensam em prestar o exame para ingressar no projeto. “O crescimento não é apenas profissional, crescemos como pessoa. O que aprendemos na Guarda Mirim levamos para sempre”, finaliza.

Gustavo Henrique Krainski, 14 anos, ingressou agora como recruta, motivado pela disciplina proporcionada pelo programa socioeducativo. Gustavo foi apoiado pela família também animada com o exemplo de um primo, que já conseguiu um bom emprego após ter feito parte da Guarda Mirim. “Meus pais me incentivaram, mas não fizeram pressão psicológica quando fui fazer a prova, então consegui fazer com calma e mais tranquilo”, explica.

Gustavo foi motivado pela família a realizar o exame para ingressar na Guarda Mirim

As alunas Gislaine e Mayara terminam o curso no final do ano e já sabem que sentirão saudades do ambiente e dos professores. “Os professores aqui da Guarda Mirim são grandes amigos para nós, sabemos que podemos contar com eles para tudo”, comenta Gislaine.

Os 260 novos alunos do programa foram aprovados no último teste seletivo, cujo resultado foi divulgado em agosto, após disputarem as vagas com mais de 800 candidatos de todo o município. As aulas devem totalizar dois anos e três meses. Os jovens selecionados, parte deles em situação de risco social, entram na Guarda Mirim para receber atendimento qualificado e formação profissional.

Para participar dos testes seletivos anuais da Guarda Mirim é preciso residir em São José dos Pinhais, ter idade entre 14 e 15 anos e 6 meses, completados até a data da inscrição e estar cursando, no mínimo, a 6ª série do ensino fundamental. São selecionadas famílias com renda de até 2 salários mínimos e meio, com apresentação de todos os documentos exigidos.

Fotos: Sílvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário