Publicidade

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Oficina estimula criação de jogos eletrônicos que transformem a sociedade

Oficina envolveu líderes comunitários de São José dos Pinhais

O desafio de mudar a realidade através de jogos soou, a princípio, distante para os mais de 20 líderes comunitários reunidos na Secretaria Municipal de Trabalho, na última terça-feira (06), em São José dos Pinhais. Mas conforme discutiam a realidade próxima de cada um, as lideranças trabalharam nas mais criativas estratégias para transformar o contexto social local. O objetivo dos responsáveis pela oficina “Transformação pelos Jogos: Fronteiras da Inclusão Digital” é promover as ideias e incentivar grupos sociais a idealizarem jogos que promovam mudanças sociais positivas.

A ONG Games For Change (Jogos pela Transformação), apoiada pela Fundação Volkswagen, foi recebida pela Prefeitura de São José dos Pinhais em uma oficina ministrada para lideranças comunitárias estratégicas. Conforme explica um dos promotores da oficina, Mario Lapin, diretor executivo da Games for Change no Brasil, o intuito da fundação é fazer jogos para tentar entender e abordar a problemática social. “Uma semente plantada aqui pode gerar uma grande idéia, que pode até ser premiada nacionalmente”, explica o facilitador.

Para a presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Comunseg) Borda do Campo central, Marta Polten, que participou da oficina, a estratégia de chamar as lideranças comunitárias foi muito inteligente. “Esperamos poder inserir isso nas nossas comunidades e nas escolas. Queremos mostrar para os jovens e envolvê-los, para que eles se apaixonem pela idéia”, afirma. A líder comunitária afirma que já pensa nas estratégias para inserir este desafio nas comunidades.

Desafio de mudar a realidade das comunidades motivou lideranças na oficina

Isolete Carneiro, integrante do projeto Mulheres da Paz e também presidente do Comunseg Borda do Campo Nemari, acredita que a aplicação das ideias pode ser muito proveitosa. “No começo da oficina, ficamos perdidos, pois não sei mexer em computador, apenas leio meus e-mails. Mas percebemos que o conceito é simples, as mentes se abriram e agora estamos cheios de idéias”, completa Isolete.

Francisco Tupy, gestor de parcerias da ONG, explica que a criação de jogos desenvolve habilidades que são valorizadas hoje e que serão parte da força de trabalho do país no futuro. “Os jogos, além de educar e divertir, devem fazer parte da conscientização da população sobre determinados problemas sociais”, detalha Francisco. O facilitador detalha que a Games for Change funciona como uma curadoria, que liga as pessoas com idéias às pessoas que podem tornar essas idéias realidade, como empresas, patrocinadores e apoiadores.

Games For Change é uma organização norte-americana sem fins lucrativos que desde 2004 promove a pesquisa, a criação e a aplicação de jogos de computador com potencial para transformar a sociedade. As propostas desenvolvidas nos eventos e jornadas em seis cidades brasileiras devem participar de um concurso de jogos. Os vencedores serão revelados no evento “Games For Change Festival” em dezembro, em São Paulo.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
 Fotos: Sérgio Sabino

0 comentários:

Postar um comentário