
Faixa etária de 5 a 7 anos é o grande objetivo da Prefeitura neste momento.
Faltando 11 dias para o fim da campanha de vacinação contra o sarampo, a Prefeitura de São José dos Pinhais já atingiu a meta proposta pelo Ministério da Saúde de imunizar 95% das 25 mil crianças de 1 a 7 anos. A preocupação agora é atingir a faixa etária de 5 a 7 anos, que teve menor índice de aplicação.
A campanha começou em 13 de agosto, quando também ocorreu a segunda dose da vacinação contra a poliomielite. A vacina contra o sarampo está sendo aplicada nas crianças de 1 a 7 anos de idade. Foram imunizadas 23.926 crianças, totalizando 95,4% da meta.
A faixa etária de 5 a 7 anos de idade é o grande objetivo da Prefeitura neste momento, pois 85% das crianças receberam a vacina. Com esse objetivo, as Secretarias de Saúde e Educação estabeleceram uma parceria e estão fazendo uma busca ativa nas escolas a fim de potencializar a cobertura vacinal.
As doses das vacinas estão sendo aplicadas nas unidades de saúde do município. As crianças devem estar acompanhadas de um responsável e preferencialmente portando a carteirinha de vacinação. A responsável pelo setor de Imunobiológicos da Divisão de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Karen Krast, reforçou a necessidade de imunização contra a doença. “O sarampo pode fazer a criança adoecer a ponto de internamento; e pode deixar sequelas”, afirmou.
Segundo Karen, embora desde 2001 o país não tenha casos autóctones da doença – aqueles em que o vírus foi adquirido no próprio local –, foram relatados casos importados de sarampo nos anos anteriores. “Queremos manter uma boa cobertura vacinal, principalmente nessa faixa etária (um a sete anos) que é mais sensível e menos resistente”, destaca. Entre os sintomas estão exântemas (feridas na pele que coçam), coriza, tosse, febre alta e manchas brancas no interior das bochechas (manchas de Koplic). “Embora alguns sintomas sejam semelhantes, a doença tem maior capacidade de apresentar complicações em relação à varicela”, conta Karen.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário