
Além da cirurgia os cãezinhos receberam a implantação do microchip
Com direito a mimos e muita atenção, os cãezinhos Lupi, Bolinha, Tuca e Panda passaram nesta terça-feira (06) pela cirurgia de castração, depois que os donos os inscreveram no programa de castração desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Meio Ambiente.
Juliana dos Santos, coordenadora de projetos, é proprietária de dois dos quatro animais que fizeram a cirugia. Ela soube do programa através de uma amiga e logo entrou em contato para saber mais informações. “A Prefeitura está fazendo um ótimo trabalho. Desde a realização da palestra até a visita da equipe. Agora só falta a população se conscientizar sobre a importância da castração”, disse.
A castração dos animais foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Médicos, residentes e estudantes do curso de medicina veterinária participaram da ação desenvolvida no campus do Centro Politécnico, que contemplou também os bichinhos dos funcionários da instituição.
.jpg)
Cãezinhos são castrados pela equipe da UFPR, através do programa desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente
As cirurgias foram realizadas na Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES), conhecido como “Castra Móvel”. Durante o pós-operatório os animais são assistidos e recebem os cuidados necessários da equipe da UFPR.
Foi o que aconteceu com todos os cachorrinhos. Eles foram medicados e aquecidos por cobertores. “Após a anestesia os animais ficam com a temperatura baixa, por isso, a necessidade de ficarem bem aquecidos”, explica a residente Juliana Becker, que destaca ainda a satisfação em poder contribuir com a redução do número de animais na rua. “Além de reduzir abandono, contribuo também com a saúde desses animais e ao mesmo tempo realizo um sonho que é exercer a minha profissão”, diz ela.
“Após a cirurgia que impede a reprodução sem controle, os cães recebem a implantação de um microchip, que contém informações sobre o animal e do seu proprietário”, explica a médica veterinária da Secretaria de Meio Ambiente, Dariane Catapan. A implantação do microchip também faz parte do Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina.

A médica veterinária da Secretaria de Meio Ambiente, Dariane Catapan, destaca que o cuidado pós-operatório realizado em casa é indispensável para a recuperação do animal
Desde a criação do programa pela Secretaria de Meio Ambiente de SJP, 75 animais de estimação já foram castrados e receberam o microchip. A veterinária Dariane destaca que o cuidado pós-operatório é indispensável para a recuperação do animal. Deixar o local limpo, restringir o espaço de movimentação do animal, dar carinho e atenção, além da medicação conforme prescrição do médico veterinário são algumas dicas que irão favorecer a recuperação do animal.
Sobre o programa – Antes da realização da castração, os proprietários dos animais participam de um minicurso sobre Guarda Responsável e Bem Estar Animal. Em seguida, os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e residentes em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fazem uma visita às residências, onde verificam as condições do local onde os cães e gatos vivem e orientam os donos sobre os cuidados adequados com os bichinhos. Além disso, aplicam vacinas antirrábica e óctupla, antipulgas e fornecem vermífugo.
Exames bioquímicos para verificar as funções renais e hepáticas, além do hemograma também são realizados para verificar se o animal está apto ou não para a cirurgia. Depois disso os proprietários recebem da Secretaria de Meio Ambiente certificado, camiseta do programa, ficha do microchip do animal e medicação (analgésico) para o período pós-operatório.
.jpg)
Os cãezinhos recebem atenção e carinho no pós-operatório
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Sérgio Sabino
Nenhum comentário:
Postar um comentário