Publicidade

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Prevenção é meta para profissionais de saúde em SJP

 Diretores e coordenadores da Secretaria de Saúde discutiram ações de promoção de saúde em São José dos Pinhais.

“Prevenir é melhor do que remediar”. A sabedoria popular transformou-se em uma das diretrizes da saúde pública de São José dos Pinhais. Na última sexta-feira (21), diretores e coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde participaram de palestra sobre promoção de saúde. O objetivo é justamente planejar ações com essa finalidade no município.

Promover saúde, segundo a secretária municipal de Saúde, Izabel Meister, é mudar a lógica de apenas atender doentes e pensar na saúde como uma questão complexa, envolvendo aspectos físicos, mentais e sociais. “Nós trabalhamos com um sistema assistencialista, atendendo a população doente. Queremos promover saúde para evitar ou minimizar a incidência das enfermidades”, destaca.

“Nós só sabemos medir doenças, não conseguimos mensurar saúde porque é um conceito repleto de subjetividade”, ressaltou o palestrante convidado da Secretaria de Saúde, Marco Akerman, que é presidente do Centro de Estudos de Saúde Coletiva do ABC (Cesco) e professor de saúde coletiva da Faculdade de Medicina do ABC. “Pensar promoção de saúde é pensar no processo de construção”, complementou.

Como exemplos de medidas para implantar a promoção da saúde a secretária cita caminhadas para idosos, de forma planejada e orientada, que resultam na prevenção de lesões, e as atividades culturais, que contribuem para a saúde mental. “O objetivo desse evento é que os diretores e coordenadores compreendam o conceito de promoção de saúde para que possamos desenvolver as ações”, afirma Izabel. 

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Foto: Sergio Sabino

0 comentários:

Postar um comentário