
Programa Segundo Tempo atenderá 3.700 crianças em áreas de risco social
Crianças de várias regiões de São José dos Pinhais já estão usufruindo o Segundo Tempo, programa em parceria com o governo federal para estudantes carentes dos ensinos fundamental e médio da rede pública, em áreas de risco social. O projeto iniciou oficialmente no município na última quinta-feira (1) e atenderá 3.700 alunos de 7 a 17 anos.
O programa de inclusão social atua no contraturno escolar destas crianças e adolescentes e terá duração de 12 meses. Cada participante do projeto recebe uniforme e reforço alimentar. As atividades vão desde futebol, vôlei e handebol, até esportes menos tradicionais como badminton e capoeira. O Segundo Tempo prevê também atividades complementares e palestras educativas.
Matheus Evangelista, um dos participantes, já aprovou o projeto mesmo com o pouco tempo de aula. “Vai ser bom para aprendermos várias coisas. Atividades, brincadeira e como devemos agir no dia-a-dia. Acho que com essas aulas as crianças não ficarão mais brigando por aí”, disse o estudante.
.jpg)
São José dos Pinhais conta com 37 núcleos espalhados pela cidade
De responsabilidade da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o projeto está sendo desenvolvido em 37 núcleos, nas regiões do Afonso Pena, Aviação, Borda do Campo, Cidade Jardim, Colônia Rio Grande, Guatupê, Iná, Independência, Ipê, Jardim Cruzeiro, Jardim Jurema, Jardim Itália, Quissisana, Rio Pequeno e São Marcos. Cada núcleo conta com no mínimo um professor de Educação Física e um estagiário.
Diego Santin Inoue, coordenador geral do Segundo Tempo em São José dos Pinhas, comenta os benefícios do projeto. “As crianças precisam de uma atividade no tempo ocioso. É o princípio do programa atender quem não tem acesso ao esporte e ao lazer. Com o início do projeto já podemos ver a motivação destes alunos, que vão aproveitar muito a nova oportunidade”, disse.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Cláudio Padilha, ressalta a importância social e esportiva do programa no município. “O projeto contribui para que essas crianças não fiquem nas ruas à mercê da violência e das drogas. E a prática de esporte ajuda na disciplina destes alunos e contribui para a formação de bons cidadãos”, afirmou.
.jpg)
Atividades esportivas como vôlei, handebol, badminton e capoeira se misturam com atividades complementares e palestras educativas
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Silvio Ramos
0 comentários:
Postar um comentário