.jpg)
Solenidade marca comemorações alusivas ao Dia da Independência do Chile
Neste sábado (17), o município de São José dos Pinhais foi anfitrião de evento oficial alusivo à Independência do Chile, comemorado no dia 18 de setembro. Organizado pela Colônia Chilena de Curitiba e pela Associação de Intercâmbio Latino Americano (AILA), com o apoio da Prefeitura, o evento reuniu autoridades chilenas e são-joseenses.
Após saudar a comunidade chilena presente, o prefeito Ivan Rodrigues sancionou a lei nº 544/11, aprovada pela Câmara de Vereadores, que denomina o Centro Municipal de Educação Infantil, em construção no bairro Rio Pequeno, de CMEI Santa Maria de Los Angeles. A homenagem sela o compromisso de irmandade entre as duas cidades. “Sempre tive muita admiração pelo Chile e poder estar presente em uma festa em comemoração à independência deste país é uma enorme satisfação”, ressaltou o prefeito.
.jpg)
Prefeito Ivan Rodrigues sanciona lei que denomina de Santa Maria de Los Angeles, o Centro Municipal de Educação Infantil que está em construção no bairro Rio Pequeno
“Foram três meses de preparação”, destacou o presidente da Associação Colônia Chilena de Curitiba, Sérgio Ramon Agurto Ortiz. “Estou imensamente feliz em ver um grande número de chilenos e suas famílias prestigiando esta grande festa”, disse ele, ao destacar a satisfação em poder contribuir na preservação da tradição chilena, com suas danças e culinária.
A mesma opinião é compartilhada pela chilena Cecília Abatto de Garay, que reside no Brasil há mais de 35 anos. Bastante emocionada, ela conta que veio da cidade de São Bento do Sul para prestigiar a festa. “Este encontro é importante para nós chilenos, pois é uma oportunidade para rever amigos, unir a família e beber um bom vinho. Além de tudo, preservar as nossas tradições, como a culinária”, ressalta a terapeuta ocupacional, ao se referir às empanadas – típico salgado chileno, recheado com carne cortada em cubos, cebola, azeitonas e ovos.

Grupo Cultural da Embaixada do Chile apresenta diversas danças típicas
Apresentações culturais também marcaram a comemoração. O Grupo Cultural da Embaixada do Chile apresentou diversas danças típicas, entre elas a cueca – dança nacional chilena. O samba de gafieira, um dos ritmos mais conhecidos no Brasil, também foi apresentado pela dupla de dançarinos Cadu e Gabriela Valiente.

Comunidade Chilena prestigia apresentação de samba de gafieira - rítmo brasileiro
Após a abertura oficial, que contou ainda com a participação do representante do prefeito de Santa Maria de Los Angeles, Raul Correa Albisini, do presidente da AILA, Julio Silva Loyola; do major Zanatta; do presidente da Aciap, Auro Luis Ferreira de Paula e dos vereadores professor Walder Mulbak, Bira do Banco e Onildo dos Santos, a Banda da Polícia Militar do Paraná executou os hinos do Chile e do Brasil, sob o comando do sargento Eliel.
A solenidade foi encerrada com a exibição de um vídeo com imagens da visita feita nesta semana por um grupo de chilenos à Escola Municipal Castro Alves.
.jpg)
"Este encontro é importante para nós chilenos, pois é uma oportunidade para rever amigos, unir a família e beber um bom vinho" - Cecília Garay
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Silvio Ramos
0 comentários:
Postar um comentário