Publicidade

sábado, 3 de setembro de 2011

SJP terá etapa regional do Feirão do Imposto

No dia 17 de setembro a Associação Comercial de São José dos Pinhais realiza a sua etapa regional do Feirão do Imposto, mobilização dos empresariados frente à excessiva carga de impostos do Poder Público. Além da conscientização quanto ao peso dos tributos na economia do País, existe a reflexão em relação ao fraco retorno para a sociedade do que é arrecadado, como nas áreas de Segurança, Saúde, Educação e Infraestrutura. 


A idéia é que em parceria com empresas locais sejam expostos produtos incluindo o preço com e sem impostos, para que a comunidade se conscientize do quanto se paga em diferentes setores. Algumas cidades pretendem leiloar um carro sem os impostos. O custo seria bancado pela concessionária participante. Um modelo popular de carro, que custa na tabela 24 mil, sairia por 15 mil, com a retirada da taxa de quase 37% em impostos. A iniciativa no Estado é da Associação Comercial do Paraná e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

Para o presidente da Associação dos Contabilistas de São José dos Pinhais, o contador Claudemir Gibrim, será uma boa oportunidade para que todas as classes sociais entendam o quanto a força produtiva tem quer ser maior para saldar os impostos. “Os tributos são para a sociedade e devem ser usados para a qualidade de vida desta sociedade, o que sabemos que está longe de ocorrer”, diz Claudemir Gibrim.

O presidente da Aciap, Auro de Paula, lembra que na maioria das vezes as taxas de tributos são pagas antes das vendas e serviços darem retorno comercial. “Em muitos casos, como as contribuições previdenciárias, o prazo máximo para recolhimento é de 40 dias. O recebimento pela venda ou trabalho geralmente é superior a 45 dias”, comenta Auro de Paula, empresário da área de combustíveis, setor que paga 43% em cada litro de gasolina.

A cada minuto os brasileiros pagam cerca de R$ 2,7 milhões em impostos, valor demonstrado pelo Impostômetro, ferramenta criada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), que pode ser acessada pelos sites www.ibpt.com.br ou pelo www.impostometro.com.br. Segundo a entidade, em 2011 a arrecadação do Poder Público em impostos será de R$ 1,45 trilhão.


Quanto custa o Brasil
No site e link www.quantocustaobrasil.com.br/site/downloads/impostos_quantocustaobrasil.pdf existe uma lista com a carga de impostos em diferentes segmentos. Os consumidores em geral que compram, por exemplo, uma caixa de fósforos pagam 33,87% de imposto. 

No site e link http://www.fiepr.org.br/sombradoimposto/FreeComponent14466content135581.shtml há um simulador de impostos. Conforme um comprador virtual enche o carrinho de compras aparece a “sombra dos impostos” e o quanto é taxado cada produto. 

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário