
GM de São José dos Pinhais possui 36 tasers
A Prefeitura de São José dos Pinhais capacitou na sexta-feira (7) mais 18 guardas municipais para o uso da arma de choque não-letal (taser). O curso dura cerca de oito horas, com teoria e prática. Com isso, o município conta com 78 guardas capacitados. Além dos 36 que já haviam passado pelo curso em outros meses, a GM realizou aulas com outros 24 guardas no início da semana passada.
Estas ações fazem parte da meta de capacitação permanente da Secretaria Municipal de Segurança. O objetivo é realizar o curso da taser com os 172 guardas do município. Com as últimas aquisições da arma, São José dos Pinhais possui 36 tasers, o que permite uma para cada equipe da Guarda Municipal que estiver trabalhando na rua.
O curso é ministrado pelo instrutor e coordenador da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Juliano Monteiro Braz, treinado pela Taser International (empresa responsável pela fabricação da taser). “Já temos um número significativo de guardas habilitados a usar a taser. Mas a intenção é capacitar todos os guardas. No próximo mês já faremos mais algumas turmas, dependendo apenas da escala de cada equipe”, disse Monteiro.

Curso já capacitou 78 guardas municipais, que podem usar a taser nas ruas
Em São José dos Pinhais já foram registrados 10 casos em que um guarda municipal precisou usar a arma. Em todas as ocasiões a ação foi feita com sucesso.
A taser é uma arma não-letal que emite ondas T (semelhantes à onda cerebral), imobilizando temporariamente a pessoa atingida. As pistolas taser são utilizadas, principalmente, em casos de surtos psicóticos, pessoas que estejam sob efeito de drogas e, também, nos casos em que o infrator tenta agredir fisicamente o guarda municipal. A taser imobiliza a pessoa, sem precisar de contato físico e sem uso de arma de fogo. O equipamento tem ação de disparo de cinco segundos, e após esse tempo, ela trava automaticamente.
“Prezamos pela segurança da população, sem desrespeitar os direitos das pessoas. Por isso, queremos uma Guarda pacífica e sem confronto. As armas não-letais entram nessa ideia de não causar danos físicos durante as ações”, explica o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend.
O curso tem duração de oito horas, com orientações teóricas e práticas. Os guardas municipais praticam o disparo em alvos, para treinar a mira e familiarizar-se com o equipamento, entendendo como funciona a taser. Somente os guardas municipais que passam pelo treinamento podem utilizar a arma. Após o curso, todos os anos, os guardas capacitados passam por uma requalificação.

Durante o aprendizado são passadas orientações teóricas e práticas
Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário