Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Prefeitura de São José dos Pinhais discute plano de ações contra a dengue

Comitê discute ações para o combate e prevenção da dengue


A Prefeitura de São José dos Pinhais está trabalhando com antecedência para evitar a proliferação do mosquito da dengue no verão, época em que normalmente aumenta a infestação. Nesta terça-feira (18), o Comitê Municipal de Controle e Prevenção da Dengue reuniu-se para discutir uma estratégia de ações integradas para reduzir os casos da doença. A preocupação é com a criação de ações estratégicas complementares à campanha nacional de combate à dengue, que tem como data principal o dia 19 de novembro, Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, criado pelo Ministério da Saúde.

No encontro, foram discutidas ideias previamente levantadas pelas equipes integrantes do comitê como ações de equipes de saúde em shoppings, parques, no Aeroporto de São José dos Pinhais e ações educativas e recreativas com escolas. A reunião também discutiu a integração com outras secretarias, além da Saúde, para atuação na semana que antecede a campanha nacional. "Queremos utilizar a semana que antecede o Dia D para realizar várias atividades de conscientização da população", explica Fernanda da Fonseca, bióloga do Centro de Controle de Zoonoses de São José dos Pinhais

Embora a presença do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti, seja baixa no município, a chefe da Divisão de Saúde Ambiental da secretaria, Caroline Gribogi, lembra a importância do trabalho de prevenção para a manutenção deste número. “O nosso município apresenta o índice de infestação abaixo de 1%, considerado, portanto, não infestado pelo mosquito”, afirma Caroline.

Além de representantes da Secretaria de Saúde, o encontro reuniu outros setores envolvidos na causa, como as secretarias municipais de Governo, Comunicação Social, Meio Ambiente, Viação e Obras Públicas, Urbanismo, Segurança, Indústria, Comércio e Turismo, Aeroporto de São José dos Pinhais, Lyons Clube de São José dos Pinhais, entre outros, com o objetivo de definir as ações para a prevenção e controle.

Em 2011, foram registrados apenas 4 casos de dengue em São José, e todos eles de pessoas que viajaram para áreas endêmicas. “Nós acompanhamos os casos suspeitos como pontos estratégicos, com orientação e remoção de focos”, completa Fernanda. De acordo com a bióloga, atualmente a dengue é considerada um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo.

O Comitê Municipal de Controle e Prevenção da Dengue foi instituído em São José dos Pinhais pela lei nº 1131/2007, em consonância com as diretrizes do SUS e do Plano Nacional de Controle da Dengue (PNCD). A reunião desta terça-feira também discutiu o regimento interno e alterações na legislação relacionada ao comitê.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Foto: Sílvio Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário