Publicidade

terça-feira, 11 de outubro de 2011

São José dos Pinhais atinge meta da vacinação contra o sarampo

Foram aplicadas 26.007 doses da vacina contra o sarampo no município.

A campanha de vacinação contra o sarampo foi encerrada com sucesso em São José dos Pinhais. Através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, mais de 26 mil doses da vacina foram aplicadas nas crianças de 1 a 6 anos do município.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para São José dos Pinhais era que 25.091 crianças da faixa etária de 1 a 6 anos fossem vacinadas contra o sarampo no município. Até o dia 3 de outubro, data em que foi a encerrada a campanha, 26.007 doses foram aplicadas na cidade, totalizando 103,6% da meta. “Esse número se explica porque provavelmente crianças de outros municípios vieram tomar a vacina aqui”, afirma a diretora do Departamento de Promoção e Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde, Elaine Castro Neves.

A Prefeitura encontrou dificuldades para atingir as crianças de 5 a 6 anos, que não estão na faixa etária de tomar outras vacinas. Para isso, uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde foi estabelecida. “Foi um trabalho intenso com as escolas municipais e privadas para divulgar à população. Além disso, a vacina também foi aplicada nas escolas”, conta Elaine.

Embora a campanha tenha sido encerrada, a vacinação contra a doença prossegue normalmente nas unidades de saúde, para que as crianças cumpram o calendário vacinal.

Entre os sintomas do sarampo estão exântemas (feridas na pele que coçam), coriza, tosse, febre alta e manchas brancas no interior das bochechas (manchas de Koplic). “Embora alguns sintomas sejam semelhantes, a doença tem maior capacidade de apresentar complicações em relação à varicela”, explica a responsável pelo setor de Imunobiológicos da Divisão de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Karen Krast. 

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário