Uma ideia simples, mas que faz a diferença na vida de dez mulheres na Colônia Castelhanos, comunidade distante 70 quilômetros do centro de São José dos Pinhais. A Unidade de Saúde da localidade passou a contar com atendimento psicológico a partir do ano de 2010, e para ajudar no trabalho a psicóloga Jussara da Luz Alves decidiu desenvolver as aptidões artísticas e manuais das pacientes.
“Além da finalidade terapêutica, esse trabalho acabou gerando uma forma extra de geração de renda e valorização do local onde elas residem”, afirma Jussara, que coordenou neste domingo (06), em um espaço ao lado da Igreja de Castelhanos, um evento com objetivo de divulgar e comercializar os produtos feitos por essas mulheres. Em 2010, ocorreram outros dois eventos semelhantes.
O conhecimento para a confecção de artesanato e produtos alimentícios foi adquirido por meio de troca de experiências e informações entre as mulheres do grupo. Os desenhos dos produtos são baseados na paisagem da Colônia Castelhanos, fazendo com que o local seja reconhecido por outros municípios.
Elídia Pereira de Lima é uma das pacientes que participa do projeto desde o início. “Não tenho nem palavras para descrever o quanto melhorei nesse período em que estou participando na confecção de artesanato”, afirma Elídia.
Os produtos da Colônia Castelhanos já estão chamando a atenção de outros municípios. Diomar Carvalho é exemplo disso, pois veio de Campo Largo para comprar artesanato. “Gostei dos produtos que comprei no ano passado e resolvi voltar sempre que acontecer alguma exposição”, diz Diomar.
A Secretaria Municipal de Agricultura também apoia essas ações por meio da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Colônia Castelhanos (Coocastel). No evento, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer também esteve presente com o Ônibus do Lazer.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário