São José dos Pinhais começou nesta segunda-feira (07) a definir as metas para a educação nos próximos dez anos. A 3ª Conferência Municipal de Educação, promovida pela Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Educação, termina na tarde desta terça-feira (08), quando o Plano Municipal de Educação (PME) será aprovado.
“A construção desse processo talvez tenha sido o mais democrático”, pontuou a secretária de Educação, Tânia Galvão, durante a abertura dos trabalhos. A secretária ressaltou ainda a contribuição do Conselho Municipal de Educação na construção do PME. Além disso, desejou aos presentes um trabalho maduro, aliado a uma discussão democrática em busca da construção da paz. “No final desta conferência teremos um documento sólido”, ressaltou a secretária, no auditório da PUC-PR – Câmpus São José dos Pinhais.
.jpg)
“No final desta conferência teremos um documento sólido”, disse a secretária de Educação Tânia Galvão, durante a abertura da conferência
Já a presidente do Conselho Municipal de Educação, pedagoga Maria do Rocio Fogaça, destacou a importância da conferência ao ressaltar que o objetivo é a busca de uma educação cada vez melhor para as crianças, e finalizou sua fala com um texto de Paulo Freire.
O diretor do câmpus São José dos Pinhais da PUC, professor Humberto Madeira, que na ocasião esteve representando o reitor Clemente Ivo Juliatto, também participou do Grupo de Trabalho sobre Educação Superior. Ele argumentou que a sociedade está evoluindo com grande rapidez e que a geração de conhecimento também se dá através da pesquisa. Além disso, destacou os cinco principais itens para se ter uma educação de qualidade, segundo a Unicef.
“A educação do nosso povo é a maior herança que podemos deixar para as futuras gerações”, destacou o presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, professor Walder Mulbak. O chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul, Mauricio Ferraz da Costa, e o vereador professor Bira do Banco também compuseram a mesa diretiva.
.jpg)
Durante conferência, representantes da sociedade em geral e das unidades de ensino de São José dos Pinhais discutem as prioridades para a política educacional do município e definirão as metas para a Educação nos próximos dez anos
Cerca de 500 delegados, que representam a sociedade civil organizada e cada uma das unidades de ensino do município (pública ou privada), terão a responsabilidade de discutir as prioridades para a política educacional do município e aprovar o PME durante a 3ª Conferência Municipal de Educação de São José dos Pinhais, que tem como tema: “Cidadania e Direito à Educação de Qualidade”.
Sobre o PME - A construção do PME de São José dos Pinhais, que será aprovado durante a 3º Conferência Municipal de Educação, contou com o envolvimento de 12 Grupos de Trabalho (GTs), formados por professores, pais, profissionais da área de educação e representantes da comunidade em geral, que ao longo de cinco meses realizaram diversos encontros para analisar a realidade da educação no município a partir das dimensões de gestão educacional, atendimento, infraestrutura, práticas pedagógicas e avaliação, valorização do magistério e formação dos profissionais, tendo como raiz comum as metas do Plano Nacional de Educação. O PME irá definir as metas para a educação nos próximos dez anos.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário