Em 1956, o Padre alemão Pedro Fuss, chegou em São José dos Pinhais, na Igreja Matriz. O padre seria enviado para Papua-Nova Guiné, mas uma mudança nos planos fez com que viesse para o Brasil, onde chegou em 1940. Em 1966, Padre Pedro Fuss decidiu organizar uma reunião em uma casa, na Vila Palmira, com o intuito de construir uma capela na região. O projeto era modesto, com apenas 380 m² e foi colocado em prática no mesmo ano.

Pe. Pedro Fuss foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do bairro.
São José dos Pinhais era uma município em crescimento e a Vila Palmira, por estar em uma região próxima ao centro, aumentava o número de moradores constantemente. Em 1971, o Senhor Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, decreta a criação da Paróquia de São Cristóvão, desmembrada da então, única, Paróquia São José, popularmente conhecida por Igreja Matriz. Padre Pedro Fuss tomou posse como o primeiro pároco da nova paróquia.
O nome da paróquia e posteriormente do bairro, é uma homenagem a São Cristóvão, que significa aquele que carrega Cristo. São Cristóvão, protetor dos viajantes e dos motoristas. Martirizado no século três, possivelmente viveu na Síria. São Cristóvão é, também o padroeiro dos taxistas.
Em 1973 , a capela foi ampliada, sua frente era para a ainda, inexistente, Avenida das Torres. Destaque para o ano de 1980, quando o Papa João Paulo II, passou na frente da Igreja São Cristóvão.
Padre Pedro Fuss também deixou um importante legado para a educação do bairro, onde fundou a Escola Municipal Pe. Pedro Fuss e o Colégio Estadual São Cristóvão. Em 1985, o padre faleceu aos 75 anos de idade.
Igreja São Cristóvão
O novo pároco da paróquia São Cristóvão, foi o Padre polonês Aloísio Wiatrok. Em 1988, a paróquia entra em acordo com a Prefeitura no assunto referente a Escola Padre Pedro Fuss, na oportunidade, as contas pela alvenaria da escola foram acertadas e a escola foi para o terreno onde está localizado o Colégio Estadual São Cristóvão. Em 1997, o Padre holandês, Guilherme Giensen assume a paróquia atuando até os dias de hoje.
O Colégio Estadual São Cristóvão e a Escola Municipal Padre Pedro Fuss dividiram o mesmo espaço por mais de 20 anos, em 2011, após acordo entre as partes com a prefeitura, foi iniciada a construção da nova sede da escola, localizada na Rua Joaquim Nabuco.

Trivisan está localizada no bairro desde 1978.
Ouro ímpeto de desenvolvimento do bairro São Cristóvão foi em 1978, quando a indústria Trivisan estabeleceu a sede atual em um terreno industrial de 27 m², na Rua Germano Schlogel, proporcionando emprego e industrializando a região.
Atualmente, encontra-se no bairro muitas revendedoras de veículos, e centros educacionais, destaque para o Colégio Milenium. O bairro São Cristóvão possui uma área de 0,599 km² com um perímetro de 4,817Km, e está localizado a 2Km do centro de São José dos Pinhais.
Fonte: GuiaSJP
0 comentários:
Postar um comentário