
Crianças foram as protagonistas de uma força-tarefa para limpeza do Rio Iguaçu na tarde desta quinta-feira (24). A ação foi parte de uma série de iniciativas educativas promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais em comemoração ao “Dia do Rio”.

Mais de 50 crianças da rede municipal de ensino, integrantes da Força Verde Mirim e representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental (Força Verde) participaram de uma coleta de lixo representativa nas margens do Rio Iguaçu, no Parque São José dos Pinhais.
Desde a última segunda-feira (21), um trecho do Rio Iguaçu que fica localizado no Parque São José, está passando por limpeza. Até o momento, foram retiradas mais de duas toneladas de lixo, que incluem desde papéis de bala até um “orelhão” danificado. “As pessoas devem ter consciência de que o lixo presente nos rios não é só aquele que é jogado diretamente no local, mas principalmente o que é jogado pelas janelas dos carros e nas ruas das cidades. O Rio Iguaçu tem aproximadamente mil quilômetros de extensão e é o mais importante do Estado, mas também é um dos mais poluídos”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Edilaine Vieira.
Logo depois da coleta, as crianças assistiram a uma apresentação teatral realizada pelo grupo “Trupe do Saci”, que enfatizou a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente.

“Achei bastante divertidos os bonecos do teatro e vou pedir para o meu pai me trazer mais vezes no Parque para que eu possa ajudar a cuidar da limpeza”, diz Igor Rocha, de 8 anos de idade.
Os resíduos que foram encontrados no rio, como por exemplo, pneus de bicicletas, carros e motos, sofá e o “orelhão” ficarão expostos para a população até sexta-feira (25).
Fotos: Sílvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário