Publicidade

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Empresas criam parceria para fortalecer projeto Mulheres da Paz em SJP

Mulheres da Paz recebem kit de cosméticos cedidos pela empresa parceira Leclair Indústria e Comércio de Perfumes e Cosméticos.

Já reconhecido pela população como programa crucial no combate à violência em regiões de risco, o Mulheres da Paz ganha também o apoio do empresariado. Quatro empresas fortalecem o projeto de São José dos Pinhais através de parcerias que vão muito além de contribuições financeiras. Elas simbolizam reconhecimento à importância do projeto, bem como das suas protagonistas, mulheres da comunidade que se dispõem a identificar, aproximar e resgatar jovens de 15 a 24 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Kits de sabonetes, com os quais a Leclair Cosméticos presenteou as Mulheres da Paz

“As empresas têm sido sensíveis com o projeto e isso acrescenta muito para o resgate da auto-estima dessas mulheres que se vêm sendo aceitas, reconhecidas e valorizadas, aumentando a esperança de mudar uma realidade que precisa da soma de esforços de toda a sociedade”, observa Cleusa Maria Lima, gestora do Projeto Mulheres da Paz junto à Prefeitura.

O projeto Mulheres da Paz é uma das ações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), executado em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, no Territórios da Paz que abrange as localidades dos bairros Borda do Campo e Guatupê.

Iniciado em março de 2011, o projeto segue um cronograma que passa pela formação continuada das agentes sociais (Mulheres da Paz), durante todo o transcorrer do projeto que é de um ano. Nesse período, elas atuam identificando situações em que jovens são vítimas de uma realidade social desfavorável, evitando que migrem para o tráfico ou se envolvam com crimes em geral.

Para atingir o objetivo, as Mulheres da Paz são encarregadas de atuar em suas próprias comunidades, onde já conhecem as pessoas e têm mais acesso por meio da confiança já estabelecida, se colocando à disposição das famílias. Elas anunciam os demais projetos do Pronasci, como o Protejo (Programa de Proteção de Jovens em Território Vulnerável), no qual seus filhos podem ser inseridos para uma etapa de ressocialização, ser encaminhados para a escola e até para o mercado de trabalho. Fazem também a integração com as redes de serviços prestados pela prefeitura, nas áreas de Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Assistência Social e outras, buscando informações e divulgando os projetos.

As parcerias com as empresas podem se dar de diversas maneiras. Desde abertura das portas, dando acesso para que os jovens que estão passando por um curso de formação sócio-educativa conheçam como é na prática o funcionamento das empresas, até absorvendo esses jovens para o trabalho, após passarem pela capacitação que recebem durante um ano de cursos, além de contribuições intermediárias e simbólicas.

As empresas Irmãos Passaúra, Leclair Indústria e Comércio de Perfumes e Cosméticos; Scalla Produtos Alimentícios e Positivo Informática já responderam sim às parcerias propostas e de iniciativa das próprias agentes.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário