Publicidade

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ensino da história afro e indígena e maior transparência pontuam novo Plano de Educação de SJP

O PME aprovado durante a conferência irá determinar as políticas públicas para os próximos dez anos

Durante três dias, representantes de diversos segmentos da sociedade e de cada unidade de ensino de São José dos Pinhais discutiram as prioridades para a política educacional e as metas do Plano Municipal de Educação (PME).

O PME aprovado na última sexta-feira (18), durante a 3ª Conferência Municipal de Educação, irá determinar as políticas públicas do setor para os próximos dez anos. O debate foi intenso durante todo o evento, e reuniu cerca de 500 delegados.

Entre as metas aprovadas para o PME está a criação de políticas de educação que contemplem o ensino da história e da cultura afro e indígena em todas as unidades de ensino. Outros objetivos são a ampliação do acesso da comunidade escolar às informações sobre dados, recursos e mecanismos de financiamento e controle social da educação no município, além da universalização da educação infantil para crianças de 4 e 5 anos.

A construção do PME de São José dos Pinhais teve início em abril, durante a Pré-conferência Municipal de Educação. A sua elaboração contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar (professores, pais, profissionais da área de educação) e da comunidade em geral, que foram divididos em 12 grupos de trabalho.

Cada GT teve a responsabilidade de discutir um tema específico, entre: Educação Infantil; Educação Especial; Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano; Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano; Ensino Médio, Tecnológico e Profissional; Educação Superior: Presencial e à Distância; EJA – Educação de Jovens e Adultos; Tecnologias Educacionais; Diversidade; Formação dos Profissionais e Valorização do Magistério; Financiamento e Controle Social; e Gestão Democrática e Avaliação Institucional.

Ao longo de cinco meses os GTs realizaram diversos encontros para analisar a realidade da educação no município a partir das dimensões de gestão educacional, atendimento, infraestrutura, práticas pedagógicas e avaliação, valorização do magistério e formação dos profissionais, tendo como raiz comum as metas do Plano Nacional de Educação.

A 3ª Conferência Municipal da Educação foi promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais, em parceria com o Conselho Municipal de Educação, e teve como tema “Cidadania e Direito à Educação de Qualidade”.

Foto: Franciele Stoco 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário