Publicidade

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Incentivo à leitura e atividades culturais marcam abertura do Festival Literário de SJP

Alexandre de Castro Gomes fala para crianças no Flijo

A Praça 8 de janeiro, no final do calçadão da rua XV de Novembro, em São José dos Pinhais, teve uma quinta-feira diferente. Os escritores Cléo Busatto e Alexandre de Castro Gomes entretiveram, encantaram e divertiram crianças e adultos no primeiro dia do Festival Literário de São José dos Pinhais e Região Metropolitana (Flijo), evento promovido pela Prefeitura Municipal.

A contação de histórias feita pela paranaense Cléo Busatto pela manhã e pela tarde encantou dezenas de crianças, que se emocionaram e aplaudiram entusiasmadas. A escritora e contadora de histórias acredita que a leitura transforma as pessoas, e que é necessário tornar o Brasil um país mais leitor. Para Cléo, é fundamental este tipo de contato com o público leitor, através de feiras e festivais. “Esse é o instante em que o objeto livro se transforma em obra e ganha vida. Essa possibilidade de interação transforma a obra”, afirma Cléo.

Cléo Busatto e sua contação de histórias emocionaram as crianças no Flijo

De acordo com a escritora, a ideia é que o Festival Literário de São José dos Pinhais e Região Metropolitana seja o primeiro de muitos e que todos estejam ansiosos esperando a próxima edição. “Queremos que a pessoas venham ao festival, encontrem boas obras, que abram os livros e se deliciem, se identifiquem”, completa a autora. “Qualquer evento que aproxime o escritor do público é muito importante, pois interagindo, a obra fica viva e a imaginação não tem limites, sobretudo com crianças”, finaliza Cléo.

O escritor e blogueiro cariosa Alexandre Castro Gomes, que entusiasmou as dezenas de crianças presentes, acredita que o contato direto com o público é o melhor retorno que um escritor pode ter. Para ele, o público infantil se sente muito confortável em participar, interagir, brincar e bolar novas histórias. O escritor lembra que não existe uma idade definida para formar novos leitores. “Até mesmo bebês se familiarizam com o livro brincando com publicações de panos e com desenhos. Só precisamos estar atentos em apresentar livros de acordo com a idade”, afirma. 

Em dinâmica com as crianças, Alex Gomes bola histórias e incentiva a criatividade

Alex Gomes observa que para crianças em início de alfabetização, as frases simples são ótimas, e é possível ver o prazer que eles têm em entender as palavras. “Na minha casa, nós sempre lemos para os nossos filhos. Sentados no chão, com as crianças ao redor, eles dentro da brincadeira e interagindo. Hoje, maiores, eles se tornaram grandes leitores, até me ajudam a escrever e escrevem as próprias histórias”, completa o escritor.

Para Alex, é fascinante ver como a imaginação das crianças não tem limites. “Para formarmos leitores, precisamos que os pais incentivem a leitura e que as escolas tenham bons livros, adequados para cada faixa de idade”, lembra o autor.

O festival, na Praça 8 de janeiro, com livros a partir de 1 real, vai até o dia 13 de novembro

Para Christian Bundt, secretário municipal de Cultura, cuja pasta é responsável pela organização do evento, o principal objetivo do Festival é o incentivo à leitura, através de uma programação popular e livros com preços acessíveis de livrarias locais. “Queremos popularizar o livro e formar novos leitores, além de inserir São José dos Pinhais no cenário de lançamentos editoriais nacional”, completa.

O Festival Literário de São José dos Pinhais e Região Metropolitana vai até o dia 13 de novembro. A estrutura para receber o evento está montada na Praça 8 de janeiro, em frente à Catedral. A entrada é franca para todas as atividades.

CLIQUE AQUI e confira a programação completa do Flijo.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Sílvio Ramos

0 comentários:

Postar um comentário