Publicidade

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Jardins revitalizados e novos espaços floridos embelezam São José dos Pinhais


Oito jardins de São José dos Pinhais foram revitalizados pela Prefeitura Municipal na atual gestão, e pelo menos outros cinco novos espaços receberão flores e cuidados especiais para embelezar a cidade nas quatro estações do ano.

Foram revitalizados e já estão agradando os transeuntes, moradores e turistas os jardins da Av. Das Torres, do Portal, do trevo da Rua Germano Schologe, na Vila Palmira, da Praça Antônio Costa e Praça Montemor-o-Velho, ambas no Pedro Moro, da Praça Constantino Zaniolo, no Jardim Aristocrata, do Trevo da BR 376 com Joinville, Trevo da Colônia Mergulhão e da Rua XV de Novembro. Um dos novos jardins é o da Rua Joaquim Nabuco, próximo à Fenan.

“É um investimento que agrada a todos, pois harmoniza as demais estruturas da cidade, trazendo leveza e bem estar, mesmo no agito diário da vida urbana. Além do bem-estar, as flores também valorizam a cidade”, acredita Luis Costa, responsável pela Divisão de Paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “O paisagismo de SJP é uma referência hoje. A Av. das Torres chama a atenção de milhares de pessoas, diariamente, pela beleza dos jardins e árvores que são mantidas cuidadosamente”, completa.


Luis Costa explica ainda que o trabalho de jardinagem e arborização exige dedicação, conhecimento específico e parceria com outros órgãos, principalmente com a Secretaria Municipal de Urbanismo que, através do Plano de Arborização de Vias Públicas (Pavip), orienta os proprietários de imóveis sobre os tipos de vegetação que devem ser plantados em todas as ruas, de acordo com as características naturais de cada uma.

Dona Harcília de Lazari passava por uma dessas ruas e parou para olhar o jardim. “Além da beleza, que faz a gente esquecer um pouco a correria, as plantas também contribuem para a preservação do meio ambiente. Só temos a elogiar!”, observa a moradora do Jardim Cruzeiro.

O trabalho de jardinagem nunca para. As plantas de jardim precisam ser substituídas a cada três meses. Agora, no verão, sálvias e betúnias são as variedades que mais se adaptam ao clima da cidade.


Fotos: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário