Publicidade

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mulheres da Paz encenam no palco dificuldades cotidianas das comunidades

Elenco da peça "Apareceu a Margarida", formado pelas Mulheres da Paz

Um grupo de Mulheres da Paz de São José dos Pinhais resolveu presentear a comunidade e com a apresentação de uma peça de teatro dirigida e apresentada por elas, baseada na obra de Roberto Athayde, mais conhecida como cantiga de roda “Apareceu a Margarida”. Elas estrearam a peça na manhã desta terça-feira (22), em apresentação ao prefeito Ivan Rodrigues e representantes das secretarias de governo, que interagiram com o elenco.

A peça adaptada pela mulher da Paz Maria Aparecida Gonçalves Cerqueira retrata a realidade no âmbito da segurança pública nas comunidades que representam. Ela mostra um muro a ser transposto para ver a margarida, flor que simboliza a paz. Este muro é feito por pedras representadas por balões identificados como medo, insegurança, drogas, violência, corrupção, crimes, analfabetismo, incredulidade, desqualificação, desrespeito, injustiça e diversas outras denominações que bloqueiam a ascensão do bem e da paz.

As demais flores, representadas pelas mulheres revelam o desejo de ver a Margarida e convidam os cavalheiros, pessoas da platéia a tirar uma pedra do muro, escolhendo um balão para estourar.

O prefeito Ivan Rodrigues escolheu o balão do medo para estourar e explicou o porquê. “Todas as palavras que cimentam esse muro são críticas e precisam ser removidas. No entanto o medo, acho que é a mais crítica de todas. Pois é esse sentimento que impede até mesmo as pessoas de bem de agir por si e pela sociedade”, ressalta.

Apresentação de peça de teatro, palas Mulheres da Paz

O prefeito elogiou as mulheres pela iniciativa, exemplo de envolvimento e superação em suas comunidades, reforçando o compromisso de sua gestão com projetos tão significativos e de buscar junto ao Governo Federal e Estado sempre mais parcerias que venham a fortalecer aquilo que é uma das suas prioridades, a melhoria da segurança pública.

Para o secretário Marcelo Jugend, ver o quanto as Mulheres da Paz estão realmente interagindo na comunidade, em diferentes ações, sempre na busca pela pacificação, pela não-violência, é ver o projeto cumprindo seu papel. “Essa peça sensibiliza, faz refletir. O texto é belíssimo e expressa tudo aquilo que é de fato o projeto”, acrescenta.

“Fiquei pensando em alguma forma de expressar para a sociedade o que é de fato esse projeto que realiza a todas nós e pelo qual estamos trazendo os jovens para o projeto Protejo, podendo sentir na prática as mudanças positivas. Então lembrei dessa cantiga de roda e do enredo da Margarida. Falei ao secretário sobre essa idéia e ele me disse: Dona Cida, vocês podem apresentar uma peça de teatro. Eu nunca tinha escrito uma peça assim, então fomos à luta, ensaiamos, pedimos ajuda na secretaria de Cultura e estamos muito felizes pela alegria de todas em participar e pelo quanto o público assimila bem a proposta”, complementa a Mulher da Paz, autora da peça adaptada.

As mulheres da Paz de São José dos Pinhais contam hoje com o respaldo da sociedade, tanto das comunidades onde moram e atuam, como de empresas que apóiam o projeto e participam por meio de parcerias colaborativas.

Duarante o ato de apresentação da peça, as mulheres também entregaram ao prefeito duas cartas – uma do grupo da Borda do Campo e outro do Grande Guatupê enaltecendo o empenho da Prefeitura em desenvolver o projeto.

Prefeito Ivan Rodrigues e equipe de gestores com as Mulheres da Paz

Cleusa Lima, gestora do projeto no município, afirma que as Mulheres da Paz contam com o apoio da equipe multidisciplinar, mas atuam com liberdade de criação e de promover as atividades que acreditam serem mais adequadas para o público que tão bem conhecem. "estamos acompanhando e as auxiliando em tudo o que elas precisam para se sentirem seguras e orientadas. Entretanto, como o objetivo é formar lideranças com autonomia, hoje elas próprias já estão trazendo as demandas e buscando as soluções”, explica a gestora.



Fotos: Sílvio Ramos 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário