PAA auxilia agricultores familiares e entidades
Na última quarta-feira (23) a Colônia Murici, em São José dos Pinhais, foi palco de uma confraternização entre agricultores do município e representantes de entidades beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com a presença do prefeito Ivan Rodrigues e da primeira-dama Lea Rodrigues, o evento realizado na sede Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar (COPASOL) serviu para comemorar o sucesso do programa implantado na cidade.
O PAA permite a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares a preços compatíveis com os praticados nos mercados regionais. Os produtos são pagos pelas cooperativas participantes, com o recurso disponibilizado pelo programa (através do Governo Federal), e distribuídos às instituições cadastradas. Ao todo são 75 agricultores familiares e 34 entidades filantrópicas, somando um total de 4 mil pessoas beneficiadas.
“Esse é um trabalho de valorização do agricultor do município e das entidades incluídas no programa. É a evolução da agricultura de São José dos Pinhais. É essa seriedade de trabalho que a nossa população quer e precisa, tendo sempre o apoio necessário da Prefeitura para continuarmos avançando”, reforça o prefeito Ivan Rodrigues.
Trabalho realizado pela Prefeitura beneficia 4 mil pessoas no município
Para o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Pedro Persegona, esta nova realidade da agricultura de São José dos Pinhais precisa ser exaltada. “Através do PAA conseguimos potencializar essa força dos nossos produtores. Todas as cooperativas do município estão trabalhando em parceria com os programas da Secretaria, onde todos saem ganhando”, disse.
Além da COPASOL também participam do PAA a COOCASTEL (Cooperativa Agroindustrial da Colônia Castelhanos) e a Cooper São José (Cooperativa dos Produtores de Leite de São José dos Pinhais). “A parceria com a Prefeitura é importante, pois já temos um bom volume de mercadorias para atender as entidades”, disse o presidente da COPASOL, Amélio Valaski. “Temos que alavancar o cooperativismo, aproveitando a força que temos e o apoio do município”, completou.
Evento de confraternização foi realizado na COPASOL, na Colônia Murici
Este trabalho conta ainda com o auxilio da APMIF (Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família), que participa da escolha das entidades e também da distribuição dos alimentos. “Todos nós unidos somos mais fortes. E este convênio com a Prefeitura é o que nos garante atender essas 4 mil pessoas”, afirma a presidente da instituição, Maria Elenir Mizerkowski.
Uma destas entidades beneficiadas é a comunidade Amigos da Vida (AMIVI), que atende dependentes químicos. O diretor da casa, Alex Sanches, revelou a dificuldade que tinham antes da implantação do PAA em São José dos Pinhais. “Íamos até a Ceasa implorar para conseguir alimentos, muitas vezes eram restos, sem condições de uso. Mas com esse projeto levamos comida de qualidade, podendo ajudar o próximo”, revelou.
Presidente da COPASOL, Amélio Valaski (à esq.) e a esposa Marisa (de azul), são alguns dos responsáveis pelo sucesso do trabalho no município. Na foto, a primeira-dama Lea Rodrigues e o prefeito de São José dos Pinhais
A comunidade Amigos da Vida (AMIVI) recebe produtos do PAA
Fotos: Sergio Sabino
0 comentários:
Postar um comentário