
Certificação inclui aquisição do equipamento eletrônico para a transmissão online
Termina em dezembro o prazo concedido pela Caixa Econômica Federal (CEF) para a aquisição do Certificado Digital padrão ICP-Brasil. As empresas deverão possuí-lo para realizar a transmissão de arquivos pelo Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP), assim como a operação de toda a sistemática CAIXA PIS/Empresa. O acesso ao canal de relacionamento Conectividade Social migrou para o padrão Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil).
O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná (Sescap-PR) possui dentro da Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap) um posto atendimento onde é possível ter a Certificação Digital. Esta ferramenta possibilita, entre outras ações, o acesso ao canal Conectividade Social, da Caixa Econômica Federal, que a partir de janeiro será usado apenas via este meio eletrônico. A medida é obrigatória para todas as empresas que tenham pelo menos um funcionário registrado em carteira.
Empresários e pessoas físicas - que fazem depósitos mensais para seus funcionários no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) – que não cumprirem com as exigências poderão encontrar problemas. “A CEF não estipula punição específica aos que não cumprirem o prazo. Entretanto, quem atrasar para transmitir o recolhimento do FGTS, será multado. E, para realizar este procedimento, precisará do Certificado Digital”, afirma Gilmar Forchezatto, da Caixa Econômica Federal.
O investimento para a certificação e uso da transmissão custa de R$ 165 a R$ 600. A variação de preço depende do modelo adquirido.
Contato: sescap-pr@sescap-pr.org.br ou www.arsescap-pr.org.br.
Fonte:PautaSJP
0 comentários:
Postar um comentário