Publicidade

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Presença de Martinho da Vila dá brilho ao Dia Nacional da Cultura em SJP


Músicas, composições e livros foram os assuntos abordados por Martinho da Vila no bate-papo com a população de São José dos Pinhais realizado neste sábado (05), no Festival Literário de São José dos Pinhais e Região Metropolitana (Flijo), organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Diversos fãs acompanharam o cantor falar sobre os dez livros que escreveu na carreira literária, iniciada em 1986.

O roteirista Alcione Araújo conduziu a conversa com Martinho. Medo, fé, crença e crendice e política são assuntos que norteiam os livros do cantor, que são direcionados para o público infanto-juvenil. “As pessoas falam que política e religião não se discute, mas penso que temos que discutir sempre, pois são temas que regem e sustentam a nossa vida”, afirmou Martinho da Vila.

Martinho da Vila comentou também sobre a impressão que teve da cidade de São José dos Pinhais. “Ter a iniciativa de organizar um evento desse porte, somente cidades preocupadas com a cultura da população são as que realizam. Esse lugar é extremamente acolhedor, organizado e limpo. É uma das cidades mais importantes do Paraná e que muitos não têm conhecimento disso. Vocês estão de parabéns”, destacou o cantor.

Rosana Calazans acompanha a carreira de Martinho da Vila desde o seu primeiro disco gravado e vai a todos shows que ele faz em Curitiba. “Quando soube que o Martinho da Vila estaria em minha cidade, não acreditei. Estou muito emocionada”, disse a fã.

Flijo e o 7° Encontro de Corais

Desde o dia 03 de novembro, mais de 1.500 pessoas passaram pelo Flijo e puderam encontrar, além de uma rica programação cultural no calçadão da rua XV de Novembro, tendas com livros de diversas editoras a preços bem acessíveis e até mesmo ouvir uma poesia ao pé do ouvido.


Em paralelo a essas ações, também foi realizado o 7º Encontro de Corais, neste sábado (05), na Câmara de Vereadores. Apresentaram-se cinco grupos diferentes: Coral infanto-juvenil Maria Gai Grendel, Curitiba Coral, Grupo de MPB da UFPR, Coral Jovem de Curitiba e Coral Melodia.


“Esse evento é mais uma forma de estimular as práticas musicais nas suas diferentes modalidades. Dentre as quais podemos destacar a Banda Marcial, que completou recentemente 20 anos de atividades, o SanjoMusic, festival de rock e sertanejo que ocorre anualmente e futuramente a OSJP, Orquestra de São José dos Pinhais, em parceria com a Universidade Federal do Paraná. O incentivo à cultura sempre está presente em nossas ações”, destaca o secretário municipal de Cultura, Christian Bundt.

O Coral Melodia é quem promove esse evento e que conta com total apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais. “Esse encontro vai desde o popular até o gospel, mostrando a diversificação da música brasileira. São aproximadamente 400 vozes que encantam a todos por onde passam”, afirma Semitha Cevallos, chefe da Divisão de Música e Dramaturgia da Secretaria Municipal de Cultura.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Fotos: Vanessa Barazzetti e João Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário