Publicidade

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Profissionais de Comércio Exterior falam sobre as exportações em SJP

O município, de janeiro a setembro de 2011, exportou produtos que somam mais de 1 bilhão e 200 milhões de dólares (U$ 1.290.552.494), números que colocam a cidade como o terceiro no Estado, à frente de Curitiba, que somou pouco menos de 71 milhões de dólares (U$ 1.220.381.806) do que São José dos Pinhais. Profissionais do comércio exterior analisam este mercado. 


João Thomaz Granatto, da TWS Assessoria em Comércio Exterior, destaca que a exportação em São José dos Pinhais impulsiona a importação. “O setor automotivo precisa de equipamentos e peças, o que gerou o crescimento da importação e consequentemente exportação”, diz João Granatto.

“A balança comercial tem crescido não apenas por meio do Porto de Paranaguá. A futura construção de uma nova pista no Aeroporto Internacional Afonso Pena, para aviões de carga, vai impulsionar ainda mais as exportações aéreas. Vários municípios de Santa Catarina se utilizam do Afonso Pena”, fala Granatto, que também enfatiza a importância das madeireiras. “O setor madeireiro continua muito forte em São José dos Pinhais, sendo o principal segmento após o automotivo.”

Muitos produtos exportados em São José dos Pinhais possuem certificação de origem da Associação Comercial (Aciap), por meio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), validados pelo Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior (Ippex). 

Segundo Marlene Lima dos Santos, representante do Ippex, Paranaguá é líder em exportação no Paraná devido à presença dos escritórios despachantes. No caso de Maringá, segunda colocada no Paraná com quase dois bilhões de dólares em exportação, de janeiro a setembro (U$ 1.982.215.477), cidades próximas se utilizam do município. “Maringá também representa um grande mercado exportador que envolve toda a região. Muitas associações comerciais certificam via a Associação Comercial de Maringá”, comenta Marlene Lima dos Santos.

“Curitiba e São José dos Pinhais se complementam nas exportações, na medida em que empresas da Capital são parceiras de empresas de São José”, aponta Marlene Santos. 

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário