Publicidade

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

São José dos Pinhais discute papel do município na segurança em Fórum Estadual

Para obter novas idéias sobre o papel do município na segurança pública, e assim garantir maior tranqüilidade à população, a Prefeitura de São José dos Pinhais participa em peso do 1º Fórum Paranaense de Segurança Municipal, que começa nesta quarta-feira (09), em Foz do Iguaçu. 

O evento reunirá gestores municipais de diversos estados do país, como Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de representantes da maioria dos municípios paranaenses que possuem Guarda Municipal. O evento termina na sexta-feira (11). 

Para Marcelo Jugend, presidente do Conselho Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Segurança do Paraná (Coensens/PR) – entidade responsável pela organização do evento – e secretário de Segurança de São José dos Pinhais, a cobrança da população sempre começa no gestor local (prefeitos), por isso a importância desse debate.

Guardas Municipais de São José dos Pinhais participam do 1º Fórum Paranaense de Segurança Municipal, em Foz do Iguaçu

Conferências e apresentação de painéis irão contribuir para a discussão. O superintendente da Polícia Federal no Paraná, José Alberto de Freitas Iegas, é um dos conferencistas. Ele irá falar sobre os guardas municipais e o estatuto do desarmamento. Já o presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Flávio Pansieri, irá fazer a contextualização legal da participação dos municípios no enfrentamento à violência através da repressão. Os painéis serão apresentados pelo delegado de Polícia Federal e deputado federal Fernando Francischini; a secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã de Recife (PE), Amparo Araújo; e pelo inspetor de área da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu (PR), Eversson Cadaval Madruga.

São José dos Pinhais estará representada no Fórum pelo secretário Marcelo Jugend, pelo diretor da Guarda Municipal, coronel Altair Mariot, e pela chefe de gabinete da Secretaria de Segurança, Célia Milano, além de 10 guardas municipais .

São José dos Pinhais – Através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desenvolvido pelo Ministério da Justiça, e que articula políticas de segurança com ações sociais, o município de São José dos Pinhais desenvolve projetos importantes com o envolvimento da comunidade na construção da paz. É o programa Territórios de Paz, desenvolvido nos bairros Borda do Campo e Grande Guatupê, cujos principais projetos são Mulheres da Paz, Justiça Comunitária e Protejo. O público-alvo são jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social.

Além dos programas do Pronasci, o município desenvolve ainda o projeto “Nossa Guarda”, no qual guardas municipais trabalham a partir da filosofia do policiamento comunitário, estabelecendo vínculo com os moradores. Essa aproximação contribui com a redução dos índices de violência do município.

PROGRAMAÇÃO DO 1º FÓRUM PARANAENSE DE SEGURANÇA MUNICIPAL

CONTEXTUALIZAÇÃO LEGAL DA PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPOS NO NFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA ATRAVÉS DA REPRESSÃO
Conferencista: Flávio Pansieri, Presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional;

OS GUARDAS MUNICIPAIS E O ESTATUTO DO DESARMAMENTO
Conferencista: José Alberto de Freitas Iegas, Superintendente da Polícia Federal no Estado do Paraná;

PAINÉIS
- Fernando Francischini, Delegado de Polícia Federal e Deputado Federal;
- Amparo Araújo, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã de Recife / PE;
- Eversson Cadaval Madruga, Inspetor de Área da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu / PR.

Foto: João Fernandes
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário